Você sabia que algumas aranhas “perdem” as pernas? Esse fato curioso está sendo estudado em detalhes pela bióloga Lina Almeida especialista em aracnídeos. Tal comportamento pode ser considerado estratégico para sobrevivência de algumas espécies de aranhas. Mas como funciona esse mecanismo? A pesquisadora compartilha detalhes de um estudo inédito sobre o assunto.
Quer saber mais? Confira o episódio completo!
Pica-paus do Brasil
Você sabia que o Brasil é o país que abriga a maior diversidade de pica-paus do mundo? Pelo menos 59 espécies diferentes podem ser encontradas no nosso território. O maior deles é o pica-pau-rei (Campephilus robustus), e um dos menores é o picapauzinho-barrado (Picumnus cirratus).
De uma maneira geral são espécies que se destacam pelo visual, colorido e formoso. Mas além da beleza essas aves chamam atenção pela anatomia. Possuem um bico e crânio adaptados para que consigam perfurar a madeira com força sem se machucar. Outra curiosidade é que a língua dos pica-paus também é adaptada com estruturas para capturar os insetos entre os orifícios dos troncos.
São aves sonoras que emitem alertas e gritos, mas que se comunicam principalmente pelo batuque. Quer saber mais? Confira o programa completo clicando aqui!
Sons da Terra
O ‘Sons da Terra’ é produzido pela equipe do Terra da Gente em parceria com a radio CBN. Nesse programa, os repórteres recebem biólogos, pesquisadores e ambientalistas para falar sobre espécies da fauna que compõem os diversos sons da natureza. O bate-papo descontraído conta sempre com curiosidades, além de dados e pesquisas sobre conservação do meio ambiente.
LEIA MAIS
Mauro Galetti: um biólogo em busca do selvagem