18 de janeiro de 2025
- Publicidade -
Notícias

A luta contra a extinção do mutum-de-alagoas

Mutum-de-alagoas já foi considerada extinto na natureza e ganhou uma nova chance graças aos exemplares que foram mantidos em cativeiro

Mutum-de-alagoas (Pauxi mitu), também conhecido como mutum-do-nordeste (Reprodução)
Mutum-de-alagoas (Pauxi mitu), também conhecido como mutum-do-nordeste (Reprodução)

É possível lutar e impedir que uma espécie deixe de existir? Quando um animal ou vegetal é considerado extinto na natureza isso decreta o fim de um tempo, de um ecossistema e de uma história. E será que esse caminho é sempre sem volta? Infelizmente na grande maioria das vezes, sim, mas com o mutum-de-alagoas (Pauxi mitu), também conhecido como mutum-do-nordeste, tem sido diferente.

O mutum-de-alagoas já foi considerada extinta na natureza deve ganhar uma nova chance graças aos esforços realizados com exemplares que foram mantidos em cativeiro e reproduziram ao longo dos anos.

Os desafios, a história dessa ave tão emblemática que envolve o histórico de destruição da Mata Atlântica, a caça, e muitos outros causos inusitados, você confere nesse episódio completo!

A temporada do urutau

Basta chegar a primavera que a região sudeste começa a receber diversos visitantes alados, um deles é uma ave habilidosa em se camuflar e que chama atenção pelo canto semelhante a um lamento, o urutau (Nyctibius griseus).

Devido à aparência diferente e ao comportamento de permanecer imóvel por horas pousado durante o dia, a espécie chama atenção. Mas existem muitas outras curiosidades que tornam essa ave mística e protagonista de lendas. E é justamente sobre isso que os repórteres do Terra da Gente e o biólogo Luciano Lima conversam nesse bate-papo.

Você sabia que o urutau consegue enxergar de olhos fechados? E que apesar dessa ave se tornar familiar para muita gente, existem mais 4 espécies diferentes no Brasil? Essas e outras curiosidades você confere no episódio completo!

Sons da Terra

O ‘Sons da Terra’ é produzido pela equipe do Terra da Gente em parceria com a radio CBN. Nesse programa, os repórteres recebem biólogos, pesquisadores e ambientalistas para falar sobre espécies da fauna que compõem os diversos sons da natureza. O bate-papo descontraído conta sempre com curiosidades, além de dados e pesquisas sobre conservação do meio ambiente.

LEIA MAIS

- Publicidade -

A imponente onça-pintada

Compartilhe:
- Publicidade -
plugins premium WordPress