16 de janeiro de 2025
- Publicidade -
Notícias

Gafanhoto, esperança ou louva-a-deus? Saiba identificar!

Gafanhoto, esperança, louva-a-deus e bicho-pau são insetos muito parecidos; saiba como identificá-los e conheça seus sons

Veja as diferenças entre gafanhoto, esperança, louva-a-deus e bicho-pau (Foto: Reprodução/EPTV)
Veja as diferenças entre gafanhoto, esperança, louva-a-deus e bicho-pau (Foto: Reprodução/EPTV)

Você já tentou identificar um inseto sem utilizar recursos tecnológicos? O desafio pode parecer um pouco impossível diante da diversidade de espécies que existem no mundo, ainda mais por alguns serem parecidos, como ocorre com gafanhoto, esperança, louva-a-deus e bicho-pau.

Será que existe alguma maneira mais prática de diferenciá-los? Para saber sobre isso a equipe do Sons da Terra conversou com o biólogo Phillip Engelking do Projeto Phasma, que dedica-se aos estudos desses seres.

No bate-papo, Phillip explica ainda que gafanhoto, esperança, louva-a-deus e bicho-pau emitem sons e cada um produz o repertório de uma forma, seja com o bater das asas ou ainda o raspar das pernas. Para saber mais confira o episódio completo!

Sons da Terra

O ‘Sons da Terra’ é produzido pela equipe do Terra da Gente em parceria com a radio CBN. Nesse programa, os repórteres recebem biólogos, pesquisadores e ambientalistas para falar sobre espécies da fauna que compõem os diversos sons da natureza. O bate-papo descontraído conta sempre com curiosidades, além de dados e pesquisas sobre conservação do meio ambiente.

A luta contra a extinção do mutum-de-alagoas

É possível lutar e impedir que uma espécie deixe de existir? Quando um animal ou vegetal é considerado extinto na natureza isso decreta o fim de um tempo, de um ecossistema e de uma história. E será que esse caminho é sempre sem volta? Infelizmente na grande maioria das vezes, sim, mas com o mutum-de-alagoas (Pauxi mitu), também conhecido como mutum-do-nordeste, tem sido diferente.

mutum-de-alagoas já foi considerada extinta na natureza deve ganhar uma nova chance graças aos esforços realizados com exemplares que foram mantidos em cativeiro e reproduziram ao longo dos anos.

Os desafios, a história dessa ave tão emblemática que envolve o histórico de destruição da Mata Atlântica, a caça, e muitos outros causos inusitados, você confere nesse episódio completo!

LEIA MAIS

- Publicidade -

A temporada do urutau

Compartilhe:
Marcos André Andrade
Marcos André Andrade é formado em jornalismo pela Unesp e pós-graduado em Gestão da Comunicação em Mídias Digitais pelo Senac. No Grupo EP desde 2022, é editor do Tudo EP e foi repórter do acidade on Campinas. Tem passagens pela Band Campinas, Rádio Bandeirantes de Campinas e Rádio Band News de Campinas, onde desempenhou as funções de âncora, editor, produtor e repórter.
- Publicidade -
plugins premium WordPress