Após a extinção dos dinossauros há 65 milhões de anos, surgiu no nosso planeta um grupo de predadores vorazes: as aves do terror.
Eram aves bípedes que ultrapassavam os dois metros de altura, apresentavam um bico robusto e extremamente forte. Consideradas ótimas corredoras, essas espécies eram ativas e se tornaram bichos temidos devido à capacidade de caça.
Nesse episódio, a equipe do Sons da Terra conversa com o ornitólogo Thiago Vernaschi para saber mais curiosidades sobre essas aves que já foram tão temidas e ainda qual a relação das espécies do nosso dia a dia com os dinossauros.
E você sabia que no Vale do Paraíba foram encontrados fósseis de uma ave do terror? O Pharaphysornis brasiliensis. Para saber mais, confira o bate-papo completo!
LEIA MAIS
Florada intensa é uma estratégia de sobrevivência para os ipês
Carol Ferreira: plantas, dicas e histórias
Bigodinho: ave de 10 g viaja mais de 5 mil km
Com 10 cm de comprimento o bigodinho (Sporophila lineola) é uma espécie que chama atenção dos admiradores da natureza. Isso porque o macho da espécie possui uma plumagem chamativa com tons de branco e preto. Na região da cabeça, ele apresenta faixas esbranquiçadas que lhe rendem dois nomes popules: bigodinho e estrelinha.
Além da aparência, a ave encanta pelo repertório vocal, emitindo um canto trinado e feliz. Uma curiosidade é o bigodinho apresenta dialetos, ou seja, dependendo da região o canto pode variar um pouco.
Ele é considerado um excelente predador de sementes e pode ser encontrado na região Sudeste entre os meses de novembro a abril, período que costuma se reproduzir.
Nesse bate-papo, os repórteres do Sons da Terra e o biólogo Luciano Lima trazem informações sobre essa ave que é vítima das gaiolas. Entre os assuntos, a equipe traz curiosidades pouco conhecidas. Você sabia que a taxa de sobrevivência dos bigodinhos na natureza é baixa? O motivo é que muitos ninhos são predados. Entre tantas ameaças que a espécie enfrenta, uma delas é ser vítima de um tipo de vespa! Quer saber mais? Confira o episódio completo clicando aqui!
A fantástica viagem do bem-te-vi rajado
Você já parou para pensar que o seu quintal ou a praça que tem aí pertinho da sua casa podem ter uma conexão direta com a Floresta Amazônica?
Você já parou para pensar que o seu quintal ou a praça que tem aí pertinho da sua casa podem ter uma conexão direta com a Floresta Amazônica?
No episódio de hoje, a bióloga e pesquisadora do Laboratório de Ecologia Espacial e Conservação da Unesp de Rio Claro vai falar sobre espécies de aves migratórias que fazem essa viagem todos os anos.
Entre elas o bem-te-vi-rajado (Myiodynastes maculatus), que teve essa rota revelada numa pesquisa inédita com uso de GPS.
Sons da Terra
O ‘Sons da Terra’ é produzido pela equipe do Terra da Gente em parceria com a radio CBN. Nesse programa, os repórteres recebem biólogos, pesquisadores e ambientalistas para falar sobre espécies da fauna que compõem os diversos sons da natureza. O bate-papo descontraído conta sempre com curiosidades, além de dados e pesquisas sobre conservação do meio ambiente.
SAIBA ANTES
Acompanhe o canal do Tudo EP no WhatsApp. Clique aqui para acessar!
O Tudo EP é o portal de conteúdo do Grupo EP que conecta você às principais notícias, tendências e curiosidades do momento. Aqui, você encontra informação de qualidade, com credibilidade e linguagem acessível, sobre temas que fazem parte do seu dia a dia: saúde, cultura, economia, inovação, games, entretenimento, viagens, pets, gastronomia e muito mais.
Nosso conteúdo é produzido por uma equipe de jornalistas experientes e também reúne matérias de veículos parceiros como os portais regionais ACidade ON e as rádios CBN, garantindo uma cobertura ampla e confiável em diferentes regiões do interior paulista e sul de Minas Gerais. Além disso, oferecemos especiais temáticos, como a Rota do Arraiá, que valorizam tradições culturais e eventos locais.
Seja para se informar, se inspirar ou apenas passar o tempo com uma boa leitura, o Tudo EP é o seu ponto de encontro com o que há de mais relevante e interessante.
Continue navegando pelo nosso site e descubra um universo de conteúdos feitos para você!
LEIA TAMBÉM
Reintrodução de bugios e felinos em Floripa