11 de dezembro de 2024
- Publicidade -
Gameplay

Company of Heroes 3 desafia nossa capacidade estratégica

Jogo de estratégia em tempo real foi lançado oficialmente e, de surpresa, chegou com textos e legendas em Português-BR

Acabou a paz e a tranquilidade, pois a 2ª Guerra Mundial está de volta em Company of Heroes 3! Depois de um longo período de espera, com diversos testes e demos, o jogo de estratégia em tempo real da Relic Entertainment e da SEGA Europe foi oficialmente lançado no final de fevereiro (24). E, acreditem, valeu a pena a espera! 

O lançamento do novo jogo da franquia pode ser considerado, também, o retorno com tudo do gênero de estratégia em tempo real. 

Vale lembrar que esse modelo foi muito popular lá na década de 2000, com diversos títulos sendo lançados e se consagrando, como Ages of Empires e Age of Mythology. Mas depois desse período, ele ficou meio “adormecido, com poucos jogos sendo lançados, mas parece que ele voltou com tudo, com o lançamento de Ages of Empires IV, o anúncio do novo Age of Mythology e, é claro, Company of Heroes 3. 

Como disse, Company of Heroes 3 é um jogo de estratégia em tempo real com foco na 2ª Guerra Mundial, então teremos combates acontecendo simultaneamente em diversos locais do mapa, vamos precisar nos organizar para conseguirmos recursos para construir novas tropas e equipamentos etc. 

Justamente por ter esse caráter de estratégia, somos constantemente desafiados. Precisamos ter uma visão muito mais ampla de tudo o que está acontecendo, para decidirmos qual é o melhor caminho. Só que isso precisa ser feito de forma rápida.

Uma decisão lenta e errada pode colocar um pelotão inteiro na frente da um ninho de metralhadoras, resultado na morte de todos os seus soldados. Precisamos ter sagacidade para identificarmos onde estão os recursos e escolher como podemos conquistá-los, ficando atentos com possíveis contra-ataques.  

- Publicidade -

Justamente por causa disso, somos levados a uma verdadeira imersão histórica, pois temos à nossa disposição armas e veículos reais. Então, antes de qualquer decisão, é importante saber o que temos disponível. 

Vamos atacar uma área com muitos bunkers? Então, é melhor avançarmos com engenheiros, que possuem lança-chamas, que são altamente eficientes nessa situação. Temos veículos blindados? Vamos usá-los com cautela para não serem alvo fáceis de bazucas. 

Além dessa parte, também temos recursos especiais que podem ser liberados e utilizados, como uso de artilharia em áreas repletas de inimigo, uso de tropas paraquedistas e até mesmo upgrade de armas, para usá-los nos combates. 

Não preciso nem dizer que essa riqueza histórica também está visível na parte gráfica. Todos os elementos do jogo estão ricos em detalhes e extremamente fiéis à realidade. Computadores mais potentes podem habilitar todas as melhorias gráficas, como sombras, deixando o jogo muito bonito. 

- Publicidade -

Quem não possui máquinas potentes podem reduzir um pouco a qualidade, mas com a certeza que terão uma ótima experiência. 

Como disse antes, Company of Heroes 3 possui uma riqueza histórica muito boa, rica em detalhes. Isso também se manifesta na história do jogo, que segue a cronologia do conflito mundial. 

A grande pergunta, entretanto, é saber se vamos ter desdobramentos. Em Company of Heroes 3, lutamos nos teatros de operações do Norte da África e da Itália, que foram as primeiras grandes batalhas da 2ª Guerra Mundial. Agora não sabemos se a Relic e a Sega lançarão expansões no futuro levando o jogador para outros locais, como Normandia, Pacífico e Russo. 

Vale lembrar que seu antecessor, Company of Heroes 2, foi ambientado nas batalhas do norte da Europa. Então, apenas o tempo nos dirá qual serão os rumos da guerra. 

Agora voltando ao jogo em si. Um dos pontos mais bacanas da mecânica de Company of Heroes 3 é que essa ação toda acontece no nível tático, ou seja, no uso das tropas, e no nível estratégico. 

Ou seja, podemos definir os rumos das batalhas, decidindo como agir. Por exemplo, temos duas cidades para conquistar, cada uma com sua característica (uma pode dar mais soldados e a outra um campo de pouso para aviões), cabe a nós decidirmos qual vamos atacar primeiro, sabendo que a nossa decisão vai interferir no próximo combate. 

Pode acontecer, por exemplo, que durante o ataque a uma cidade, a outra receba reforços, tornando a próxima ofensiva mais difícil. Além disso, precisamos saber lidar com nossos aliados e conselheiros, de forma a ganharmos a sua confiança. 

É importante destacar que, mesmo sendo de estratégia em tempo real, existe a opção de pausar o jogo para nos organizarmos. Mas se você é uma pessoa que quer intensidade, pode desabilitar essa função. 

Também é possível jogar no modo online, com outros jogadores, o que torna impossível o uso do pause, além de também ser uma experiência muito desafiadora e divertida (quando eu era mais novo, jogava Age of Mythology em lan houses e essa mecânica era muuuuuuuuito divertida. Seria legal termos isso novamente). 

Company of Heroes 3 não possui uma mecânica difícil, sendo todos os comandos feitos pelo mouse e teclado, mas exige um pouco de atenção por causa das teclas de atalho. Elas são estratégicas para quem deseja jogar o game sem usar o pause. 

Além de tudo isso, há um ponto MUITO importante. De surpresa, a Relic e a Sega anunciaram que o Company of Heroes 3 foi lançado com legendas e textos em português do Brasil. Isso, com certeza, foi uma notícia maravilhosa, pois vai permitir que mais gente se divirta com o jogo. Verdadeiro gol de placa deles! 

Mas vamos lá, chega de enrolar, vamos para os campos de batalha! Confira nosso gameplay. 

Compartilhe:
- Publicidade -
plugins premium WordPress