14 de dezembro de 2024
- Publicidade -
Gameplay

Endless Dungeon une dois estilos e o resultado é desafiador

Jogo une os gêneros Roguelite com uma boa dose de Tower Defense, com uma nova roupagem; título está disponível para várias plataformas

Eu gosto de jogar jogos com propostas diferentes. Me divirto ainda mais quando estilos são misturados. Por isso, gostei muito de Endless Dungeon, que mistura roguelite com tower defense, dois gêneros muito populares no universo gamer. 

No jogo, que foi desenvolvido pela Amplitude Studios (mesma desenvolvedora responsável por Humankind) e tem a Sega como Publisher, nos deparamos com uma história bem diferente, que me lembrou muito o anime Cowboy Bebop, misturando velho oeste e ficção científica. No jogo, somos atraídos para uma misteriosa nave espacial, com estranhas criaturas (alienígenas e robóticas). 

A única forma de escapar é explorando a nave, vencendo essas criaturas e protegendo o nosso Robô de Cristal, uma tecnologia alienígena que nos dá as condições necessárias para avançarmos na exploração. Para isso, vamos poder contar com uma variedade de armas, personagens e equipamentos que vamos utilizar para nos proteger e defender nossas construções. 

Nem preciso dizer que cada personagem terá uma função estratégica no nosso esquadrão. Assim como a maioria dos RPGs, podemos evolui-los, equipá-los e desenvolvê-los. Como cada um possui particularidades (como uso de armas pequenas, armas grandes, defesas etc) é preciso escolher bem para ter um esquadrão balanceado. 

Mas o que eu achei mais legal de Endless Dungeon é que ele não é um jogo complicado, com mecânicas complexas. Tudo é muito simples. Eu joguei a versão para computadores, então tudo é controlado pelo mouse e o teclado. Com poucos comandos, controlamos a movimentação, direcionamos o tiro, trocamos funções e personagens, e por aí vai.  

A jogabilidade também é bem simples. De forma resumida, utilizamos três elementos principais para construímos nossas torres de defesa, aprimorarmos nossas armas e gerarmos curas. Esses itens são produtos pelos geradores, que vamos encontrando conforme exploramos. Sempre que encontramos um, podemos construí-lo, o que aumentará nossas produções. 

- Publicidade -

O ponto emblemático de tudo isso é que os três elementos só são produzidos quando abrimos as portas. Ou seja, precisamos explorar obrigatoriamente o local para ganharmos os recursos. Estratégias do tipo não abrir portas ou otimizar movimentação prejudicam nossas defesas. Sem recursos, não conseguimos construir as torres e facilmente vamos sucumbir. 

Confira o trailer de apresentação do jogo, que ajuda a dar uma ideia disso. 

Os gráficos não são pesados, sendo possível jogar Endless Dungeon em computadores menos potentes. Acredito que a versão para consoles não deve ser muito diferente. Ele tá disponível para consoles PlayStation, Xbox e Nintendo Switch.  

- Publicidade -

O som não traz nada de especial, mas também não possui deméritos.Outra grande vantagem do jogo é que ele está com textos e legendas em português, sendo uma ótima opção para os jogadores experimentarem os estilos roguelite e tower defense.

Confira nosso gameplay. 

 

 

* Jogo enviado pela Sega para nossa avaliação

Compartilhe:
- Publicidade -
plugins premium WordPress