A Nintendo, uma das maiores empresas de games do mundo, sempre teve uma relação muito forte com o público brasileiro, mas essa história teve um período de turbulência.
Entre 2015 e 2020, a Big N suspendeu as vendas no Brasil. À época, a empresa alegou que o ambiente de negócios inviabilizava a comercialização de produtos.
Contudo, em 2021 a Nintendo voltou a comercializar seus produtos no Brasil. E, conforme é possível ver nos últimos anos, a empresa passou a focar cada vez mais no público brasileiro. Segundo a Nintendo, o Brasil é o segundo mercado da América Latina, ficando atrás apenas do México.
“A Nintendo nunca ignorou o Brasil”, afirma Pilar Pueblita, gerente de relações-públicas e eventos para a América Latina da Nintendo of America, durante entrevista concedida na Brasil Game Show (BGS), neste ano. “Claro, as circunstâncias em que a empresa estava na época fizeram com que ela interrompesse a divulgação oficial, mas isso não significa que deixamos o país”, completa.
De acordo com Pueblita, durante o período de ausência, a companhia se organizou, obtendo as certificações e regulamentações necessárias “A marca estava aqui. O que fizemos em 2020 foi voltar com a distribuição oficial, em um modelo de negócios com nossos distribuidores locais”, explica.
FOCO NO BRASIL
O retorno ao mercado brasileiro está sendo muito positivo para os gamers brasileiros. Durante anos, a Nintendo não lançou jogos com localização no Brasil, o que inviabilizava a opção de textos e legendas em português brasileiro.
Mas com a nova estratégia, que foca no País, isso está mudando. “Faz parte dos objetivos da Nintendo para o mercado brasileiro (…). Temos, aqui na Brasil Game Show, quase todos os títulos localizados em português brasileiro. A Nintendo, agora, tem 13 jogos totalmente localizados em português brasileiro”, comenta Pueblita.
Entre os títulos apontados pela executiva estão Princess Peach Showtime!, Nintendo World Championship NES Edition, The Legend of Zelda: Echoes of Wisdom, dentre outros.
“Estamos trabalhando e o plano é estender a localização dos jogos do Nintendo Switch. Vamos ter, em 7 de novembro, o lançamento de Mario and Luigi Brothership. Será o primeiro jogo da Nintendo totalmente localizado em português brasileiro”, afirma Pueblita. “A equipe está trabalhando para aumentar a biblioteca de jogos localizados em português brasileiro. E agora estamos vendo essa tendência. Esperamos continuar”, finaliza.
MAIS ALEGRIA E OPÇÕES
Segundo a gerente de relações públicas e eventos para a América Latina , a Nintendo está com uma política clara de agradar os fãs.
Queremos colocar um sorriso no rosto das pessoas
Pilar Pueblita, gerente de relações públicas e eventos para a América Latina da Nintendo of America
Para isso, além dos jogos com localização brasileira, que permitem textos e legendas em nosso idioma, a Big N também está focando em acessibilidade.
“É uma oportunidade que estamos oferecendo para que eles possam ter um momento muito bom jogando os jogos da Nintendo”, completa.
“É a primeira vez que estamos trazendo especialistas sobre como usar esses controles flexíveis. Esses controles flexíveis não são da Nintendo, mas são controles autorizados pela Nintendo para jogar diferentes jogos para pessoas com deficiência. O que você está vendo aqui no estande [da BGS], com esta área, é apenas uma maneira de mostrar o interesse da Nintendo em garantir que todos tenham uma experiência positiva e rica de jogos”, finaliza.