11 de dezembro de 2024
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Notícias

Estudantes do Senac SP fazem aula com Minecraft Education

Alunos do Ensino Médio Técnico da instituição têm aulas com didática de gamificação e uso de tecnologia como suporte ao aprendizado

O mundo dos games pode contribuir, e muito, com as aulas e a educação. A prova disso é um projeto desenvolvido pelo Senac São Paulo, que está usando os recursos do jogo Minecraft Education Edition para os alunos do ensino médio da instituição, com o objetivo de trazer novas abordagens de ensino em sala de aula. 

O projeto, que teve início no ano letivo de 2022, tem o foco de atender às demandas de atualização das práticas de ensino e aprendizagem, com aulas mais dinâmicas e multidisciplinares, que se adequem ao perfil mais conectado dos jovens. 

Utilizado para promover e estimular o processo de aprendizagem, o game atua em diversos aspectos: raciocínio lógico, pensamento computacional, colaboração coletiva, comunicação e desenvolvimento de habilidades socioemocionais em um ambiente digital imersivo, incluindo o ensino sobre história e geografia, por meio de atividades práticas incluídas no universo dos jogos. 

O recurso já foi disponibilizado para 164 turmas de diferentes unidades no Estado de São Paulo, impactando mais de 6 mil alunos. Além disso, a instituição de ensino capacitou 440 professores, em diferentes áreas do conhecimento, que passaram a usar o programa em suas disciplinas. 

O Minecraft Education Edition é um jogo do tipo sand box, que permite ao usuário construir ambientes e estruturas no mundo virtual e interagir com elas. Atualmente, está presente em mais de 100 países ao redor do mundo, como ferramenta para ensino e aprendizagem das seguintes disciplinas: história, física, ciências, arte, poesia, cidadania digital, entre outras. 

Desde 2011, a Microsoft já apoiou mais de 7.500 startups no Brasil, por meio de doações de mais de US$ 202 milhões, em créditos de nuvem. Outra proposta focada no ensino e aprendizagem, por meio da gamificação no Minecraft EE, foi o desenvolvimento do projeto anual dos alunos da mesma unidade, responsáveis por criarem uma cidade sustentável com foco em áreas periféricas e acesso aos serviços básicos. 

Eles não só criaram propostas de melhorias na cidade, para torná-la mais acessível, como também usaram inteligência artificial com tecnologia de voz (assistente virtual.) O desenvolvimento do projeto articulou os saberes de todas as áreas do conhecimento do Ensino Médio e o itinerário de formação técnica e profissional em Informática.  

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No Senac Campinas, por exemplo, os alunos do Ensino Médio estão desenvolvendo projetos com foco em Meio Ambiente utilizando recursos tridimensionais do jogo. Dentre eles, o Cidade Sustentável, no qual uma cidade será gerada considerando os limites dos recursos naturais e padrões de consumo. Tratamento de água e esgoto, representará essas estações e todas as suas etapas, enquanto Biomas brasileiros irá retratar a rica biodiversidade do Brasil. 

“O Meio Ambiente está entre os muitos assuntos que norteiam a prática educacional no Senac, sendo que ele está intrínseco em uma de nossas cinco marcas formativas: a atitude sustentável”, afirma Willian Zeni, docente da área de ciências da natureza. 

Os projetos serão apresentados na Mostra Científica, uma das atividades programadas para a Semana do Meio Ambiente, realizada pelo Programa Ecoeficiência, que acontece entre os dias 1º a 7 de julho no Senac Campinas, com o propósito de ser uma feira de ciências diferente das tradicionais. 

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Na ocasião, os alunos serão incentivados a compartilhar reflexões sobre problemas ambientais através da prática educacional em diferentes formatos: curtas-metragens, exposição de fotos, maquetes, experimentos e mundos tridimensionais. 

“Uma das possibilidades é a utilização do Minecraft, que é um jogo que promove a criatividade, colaboração e prática em um ambiente digital imersivo. Dentre vários outros temas, esperamos que essa semana traga a reflexão necessária sobre esse assunto tão importante e que o uso do Minecraft possa tornar a Mostra Científica mais diversa, prática e sustentável”, completa o docente. 

“A plataforma do Minecraft: Education Edition tem como objetivo incentivar a criatividade, a colaboração e a resolução de problemas de uma forma leve e lúdica para os estudantes. É uma ferramenta que está alinhada com a educação moderna, ideal para o desenvolvimento integral do aluno, englobando disciplinas e conhecimentos variados. Além disso, por ser um jogo popular entre os jovens e crianças, faz com que o aprendizado seja realizado com uma conexão a algo que já faz parte de sua rotina, com uma linguagem simples e familiar para eles.”, destaca Vera Cabral, diretora de Educação-Skilling da Microsoft Brasil. 

Com o objetivo de unir a realidade dos games a uma proposta de educação, o Minecraft Education Edition oferece para educadores e alunos: atividades interativas, ferramentas pedagógicas, jogos multiplataforma, entre outros recursos que auxiliam no processo de ensino e aprendizagem. 

Para conhecer mais sobre o Minecraft: Education Edition, acesse o site oficial, clicando aqui.

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