Infelizmente, os rumores se confirmaram. A Microsoft anunciou uma nova onda de demissões, que vai atingir 4% de sua força de trabalho em todo mundo. Isso equivale a, aproximadamente, nove mil profissionais.
Todos os departamentos da gigante de tecnologia serão afetados, inclusive a divisão de games. Em comunicado à imprensa, a Microsoft informou que “a medida faz parte de uma reestruturação interna voltada a preparar a empresa para um mercado mais dinâmico” e que as “mudanças são necessárias para posicionar melhor as equipes e garantir maior eficiência operacional”.
Vale destacar que Phil Spencer, chefe da divisão de jogos da Microsoft, informou que as demissões também estão relacionadas ao encerramento ou redução de atividades. Contudo, o executivo destacou que a Microsoft passa por um período positivo financeiramente.
Com as demissões, jogos e estúdios foram encerrados. Eles são:
- The Initiative, que estava trabalhando no remake de Perfect Dark)
- Rare, responsável por Sea of Thieves, foi afetada pelas demissões e cancelou o jogo Everwild. Outros projetos não anunciados também foram cancelados.
- A King, estúdio responsável por Candy Crush
- A empresa por trás da Bethesda, a ZeniMax
- O estúdio Turn 10, responsável por Forza Motorsport
- Diversos estúdios envolvidos com Call of Duty.
As demissões já estão sendo comunicadas desde quarta-feira passada (26), nos Estados Unidos e Europa. Não há, por enquanto, informações de que o Brasil tenha sido atingido.