Uma pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quinta-feira (27) revela que o governo de Romeu Zema (Novo) é aprovado por 62% dos eleitores de Minas Gerais. A desaprovação chega a 30%.
O levantamento, realizado entre os dias 19 e 23 de fevereiro, ouviu 1.482 eleitores com 16 anos ou mais e apresenta uma margem de erro de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, com um nível de confiança de 95%. Além disso, 8% dos entrevistados não sabem ou não responderam à pesquisa.
Estabilidade na aprovação de Zema
A pesquisa aponta que a aprovação do governo de Zema segue estável no início de 2025. Comparado aos levantamentos anteriores, realizados em dezembro e abril de 2024, os números de aprovação e desaprovação apresentam variações pequenas.
Em dezembro, a aprovação foi de 64% e a desaprovação de 29%, enquanto em abril de 2024, a aprovação foi de 62% e a desaprovação de 31%. Os dados atualizados mostram que, enquanto 62% dos mineiros aprovam a gestão de Zema, 30% a reprovam. Já os que não souberam ou não responderam somam 8%.
Avaliação do governo de Minas Gerais
Além de medir a aprovação geral, a pesquisa também avaliou o desempenho do governo de Minas Gerais. Dentre os entrevistados, 41% consideram a gestão positiva, enquanto 37% a consideram regular e 14%, negativa. O número de pessoas que não sabem ou não responderam à pergunta é de 8%.
A avaliação do governo de Zema manteve-se estável ao longo dos últimos meses. Em dezembro de 2024, 39% avaliaram positivamente o governo, 39% de forma regular e 14% negativamente. Já em abril de 2024, a avaliação positiva aumentou para 41%, enquanto a negativa subiu para 18%.
Intenção de voto para governador em 2026
A pesquisa também abordou as intenções de voto para o governo de Minas Gerais nas eleições de 2026. Quando perguntados em quem votariam caso as eleições fossem hoje, Cleitinho (Republicanos) lidera com 33% das intenções de voto. O ex-prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (Republicanos), aparece em segundo lugar com 16%. O senador Rodrigo Pacheco (PSD) tem 8% das intenções, enquanto Mateus Simões (Novo) soma 4%.
Os indecisos somam 18%, e 21% dos entrevistados optaram por não declarar voto, afirmar que anulariam o voto ou que não irão votar.
Números da pesquisa
- Cleitinho (Republicanos): 33%
- Alexandre Kalil (Republicanos): 16%
- Rodrigo Pacheco (PSD): 8%
- Mateus Simões (Novo): 4%
- Indecisos: 18%
- Branco/nulo/não vai votar: 21%
O cenário político se mantém dinâmico e, com a estabilidade do governo Zema, o nome de Cleitinho se destaca nas intenções de voto para o futuro pleito estadual.
Com a margem de erro de 3 pontos percentuais, o levantamento ainda revela uma grande quantidade de indecisos, o que pode influenciar nos rumos da corrida eleitoral nos próximos meses.
LEIA MAIS
Desaprovação ao Governo Lula ultrapassa 60% em Minas Gerais, aponta pesquisa Quaest