Setembro marca a transição do Inverno para a Primavera e, com isso, o período será caracterizado pela presença de ondas de calor e baixa umidade, além da falta de chuva no estado de Minas Gerais, que já chegou a um nível crítico, de acordo com o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). Belo Horizonte, por exemplo, completou nesta terça-feira (3), 138 dias consecutivos sem chuva, alcançando o segundo maior nível de estiagem desde 1961.
Quando volta a chover em Minas Gerais?
Deve voltar a chover em Minas Gerais apenas após a segunda quinzena de setembro, sendo o esperado para essa época do ano. No entanto, é provável que as chuvas cessem rapidamente e deem espaço para uma nova onda de calor.
LEIA TAMBÉM
Quais placas precisam estar com o CRLV em dia em MG?
Bebê é primeira vítima de coqueluche em MG desde 2019
A previsão para a capital mineira e para o resto do estado é de que, a partir da sexta-feira (6), os níveis do fluxo de umidade de origem oceânica aumentem a nebulosidade do estado e diminuam o calor. Mas ainda, sim, não existem chances de chuva para os próximos dias.
Onda de calor em Poços de Caldas: entenda o alerta
Um alerta amarelo de “perigo potencial” para uma onda de calor foi emitido pelo Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). O comunicado é válido para mais de 500 cidades do estado de Minas Gerais, com destaque para Poços de Caldas. De acordo com o alerta, é possível que os termômetros cheguem a marcar 5 °C a mais do que a média para o período. Vela lembra que isso se estende até quarta-feira (4).
Além disso, algumas recomendações de como se proteger durante a onda de calor foram compartilhadas. Confira:
- Se manter hidratado;
- Evitar ficar no sol, especialmente durante os horários mais fortes, como entre 10h às 16h;
- Nunca sair de casa sem protetor solar;
- Manter os ambientes arejados e as janelas abertas, especialmente de noite, quando tende a ficar mais fresco;
- Consumir refeições leves e frescas, além de evitar bebidas alcoólicas.
LEIA MAIS
Cachorro vira-lata faz motociclista “voar” em MG; veja vídeo