Criado em 1999, em Santa Rita do Sapucaí (MG), como uma festa entre amigos, o Bloco do Urso tornou-se um dos maiores eventos de Carnaval do Brasil. Em 2025, o bloco promete atrair milhares de foliões com uma programação que reúne grandes nomes da música nacional.
O bloco foi criado por sete amigos que decidiram criar uma alternativa para o Carnaval da cidade. O nome de “Urso” surgiu após uma brincadeira entre eles, como explicou um dos organizadores do evento, Filipe Carvalho.
“Durante uma festa em que o frio foi companheiro inesperado, os amigos brincaram dizendo que “só sendo urso” para aguentar as baixas temperaturas. A piada interna pegou, e, quando decidiram batizar o bloco, não havia dúvidas: o urso seria o símbolo perfeito”, contou Carvalho.
Cidade do Urso
Nos primeiros anos, o evento acontecia em um sítio, com atrações locais e público principalmente da cidade e arredores. O evento ficou cada vez mais popular e foi necessário ampliar sua estrutura.
Em 2010, a organização do bloco iniciou a construção de uma sede própria, a Cidade do Urso, que ocupa 72 mil metros quadrados. A construção levou cinco anos para ser concluída, com a criação de camarotes, banheiros e outras instalações para receber as grandes multidões que passaram a frequentar o evento.
Programação
Confira a programação para o Carnaval 2025 do Bloco do Urso:
- Dia 1 (Sábado): Zé Neto e Cristiano, Dennis DJ e Turma do Pagode
- Dia 2 (Domingo): Ivete Sangalo e Léo Santana
- Dia 3 (Segunda): Hugo e Guilherme, Alok e A Zorra
- Dia 4 (Terça): Monobloco, Open Farra e DJ GBR
LEIA MAIS
Pré-Carnaval: saiba a programação do ‘Banho da Doroteia’ 2025