A forma correta de churrasquear é aquela preferida do churrasqueiro, fato. No entanto, existem algumas dicas que podem deixar o seu churrasco ainda muito melhor! Por isso, o chef Zé Almiro separou as sete dicas mais importantes para você melhorar o preparo daquela carninha! O quinto pecado é grave e é cometido por muitos churrasqueiros, preste atenção:
Assista ao vídeo abaixo para conferir:
VEJA TAMBÉM
Zé Almiro ensina o preparo do rocambole de linguiça cinco queijos
Alcatra: Zé Almiro revela os melhores cortes para essa peça de carne
OS SETE PECADOS DO CHURRASCO
Primeiro erro:
Acender a churrasqueira com produtos químicos, como gasolina, etanol de posto e plásticos. Isso contamina a sua churrasqueira, passa gosto para a carne e ainda faz mal para a saúde.
Segundo erro:
Colocar a carne para assar antes de o braseiro estar bem vermelho. Se isso acontecer, a carne cozinha, enrijece e você não conseguirá chegar ao ponto almejado.
Terceiro erro:
Colocar a carne na grelha ainda congelada ou muito fria. Muita atenção à temperatura da peça! O ideal é deixá-la descansar até atingir a temperatura ambiente. Dessa maneira, a sua carne ficará mais suculenta e macia.
Quarto erro:
Salgar a carne e não levar à churrasqueira logo em seguida. Zé Almiro recomenda salgar e deixar, no máximo, cinco minutos longe da grelha. Mais tempo que isso, a carne salga demais. Isso resulta em uma peça desidratada, com pouca suculência e muito seca. Esse é um pecado gravíssimo!
Quinto erro:
Jogar água na churrasqueira quando tiver fogo. Esse é um movimento comum e muito errado! Ao fazer isso, você diminui drasticamente a temperatura da churrasqueira, quebra os refratários e levanta fuligem, sujando a peça.
Sexto erro:
Usar facas cegas. Além de cortar pedaços feios da carne, a faca pode tirar também a suculência da peça.
Sétimo erro:
O sétimo pecado é furar a linguiça quando estiver churrasqueando. Quando você faz isso, a linguiça perde o líquido e fica seca.
LEIA MAIS
Aprenda como fazer uma salada caesar
*Com supervisão de Marcos Andrade