11 de dezembro de 2024
- Publicidade -
Tudo Auto

Indústria de motocicletas deve registrar alta de 18,8% em 2022

Para a Abraciclo, emplacamentos devem atingir 1,35 milhão de unidades e exportações registrar alta de 10,3%

Marcos Fermanian, presidente da Abraciclo

Pela segunda vez, a Abraciclo – Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares revisou para cima as projeções para este ano.

A nova perspectiva é de que as fabricantes do PIM – Polo Industrial de Manaus produzam 1.420.000 motocicletas, volume 18,8% superior às 1.195.149 unidades fabricadas no ano passado.  

O presidente da Abraciclo, Marcos Fermanian, explica que, ao avaliar diversos fatores e a tendência para os próximos meses, aposta agora em uma retomada ainda mais forte do segmento. “As unidades fabris mantêm a curva de produção ascendente e o mercado pede por mais motocicleta”, diz.
 
“Hoje o consumidor procura por um veículo ágil, econômico e com baixo custo de manutenção para seus deslocamentos”, completa.    

Leia mais 
Triumph Rocket 3 GT chega ao mercado brasileiro este mês 
Decreto encerrou produção do primeiro carro brasileiro 
Empresário chinês faz proposta para comprar Aston Martin

Fermanian destaca, ainda, o avanço dos serviços de entrega, que já vinha crescendo e ganhou impulso maior com a pandemia. “Muitas pessoas utilizam o modal como instrumento de trabalho, seja como fonte de renda ou para complementar o salário”, explica.  

Com a nova previsão, o segmento de motocicletas deve ficar próximo aos patamares alcançados em 2014. Naquele ano, foram produzidas 1.517.662 unidades.

“Ainda estamos bem distantes do recorde de 2,1 milhões de motocicletas produzidas em 2011. Mas acreditamos que, devido ao aquecimento do mercado, a indústria estará gradualmente retomando sua produção”, diz.  

Ao avaliar o cenário econômico, Fermanian pondera que a associação está atenta às variáveis, como a alta da inflação e as taxas de juros, que comprometem o poder aquisitivo da população.

“São fatores que podem fazer o consumidor deixar de adquirir um produto”, enfatiza.
A Abraciclo também revisou as projeções para as vendas no varejo e exportações. A nova estimativa é de que sejam licenciadas 1.350.000 motocicletas, aumento de 16,7% na comparação com as 1.156.776 unidades registradas no ano passado. Para as exportações, a projeção é que sejam embarcadas 59.000 motocicletas, volume 10,3% superior às 53.476 unidades exportadas em 2021. (AF)

- Publicidade -
Compartilhe:
- Publicidade -
plugins premium WordPress