Na próxima semana, o governo federal deve oficializar a regulamentação do IPI Verde e lançar o programa Carro Sustentável, com foco em incentivar a compra de veículos menos poluentes por parte da população e trazer benefícios aos compradores.
LEIA MAIS
Quais regiões estão com alerta laranja para chuva intensa?
IPI sobre carros será reduzido?
O IPI, que será regulamentado pelo governo, trará alíquotas menores para veículos menos poluentes e penalidades para os que emitem mais gases nocivos. Já o programa Carro Sustentável vai viabilizar essa redução do imposto, desde que os modelos de menor custo cumpram critérios ambientais e sejam fabricados no Brasil.
Ambos os programas têm como base o programa Mover (Mobilidade Verde e Inovação), que incentiva a indústria automobilística com critérios como potência do veículo, tipo de combustível, reciclabilidade e eficiência energética. No entanto, os carros elétricos não serão contemplados pela redução do IPI, já que, por enquanto, todos os modelos disponíveis no Brasil são importados.
A proposta inicial do governo é priorizar veículos 1.0 flex, movidos a gasolina ou etanol e com potência inferior a 90 cavalos. Marcas como Fiat, Volkswagen, Hyundai e General Motors devem ser beneficiadas pela medida. Já os modelos equipados com motor 1.0 turbo ficarão de fora do programa.
O incentivo será válido tanto para pessoas físicas quanto jurídicas, abrangendo também frotistas e empresas de locação de veículos.
LEIA TAMBÉM