Apresentada ontem no Salão do Automóvel de Detroit, EUA, a sétima geração do Mustang traz como “cereja do bolo” uma nova série: o Dark Horse, Desenvolvido durante mais de três anos por um time especial de engenheiros, designers e especialistas da Ford, o novo modelo é o destaque da nova geração 2024.
O Mustang Dark Horse, primeira série de alto desempenho da linha em 21 anos, desde o lançamento do Mustang Bullitt em 2001, tem visual sofisticado e imponente, e um novo V8 5,0 litros com potência estimada de 500cavalos.
“Investir em uma nova geração do Mustang é uma grande afirmação num momento em que muitos dos nossos concorrentes estão saindo do negócio de veículos de combustão interna”, disse Jim Farley, CEO da Ford.
“A Ford, no entanto, está turbinando seu plano de crescimento de veículos de combustão interna, adicionando tecnologia conectada, novas versões e opções híbridas dos nossos carros mais lucrativos e populares todos da família Ford Blue além de investir US$ 50 bilhões em veículos elétricos até 2026.”
Inovador
O novo Mustang 2024 começa a ser vendido nos EUA no segundo semestre de 2023. O seu cockpit, inspirado em caças a jato, é o mais tecnológico e centrado no motorista já oferecido na linha. Suas duas telas curvas e fluidas oferecem várias possibilidades de personalização. A tela de 12,4″ do painel tem um padrão visual em tom cobre ultramoderno, compartilhado com o Mustang Mach-E, e pode ser configurada com diferentes cores e designs, incluindo mostradores clássicos do Mustang.
Leia mais
Volkswagen Nivus recebe 5 estrelas no teste de segurança
Fastback é o modelo mais elegante já produzido pela Fiat
Primeiro crossover da Ferrari chega a 310 quilômetros por hora
Na central multimídia SYNC 4 é possível personalizar os modos de condução girando o carro virtualmente na tela de 13,2″, como num videogame. Além de acesso a Apple CarPlay e Android Auto, ela vem com Amazon Alexa para comandos de voz.
Alguns botões físicos, como o do volume do áudio e do ar-condicionado, foram removidos e integrados ao painel digital uma preferência revelada nas pesquisas tanto pelos clientes tradicionais do veículo como pelos das novas gerações.
Outra novidade é o Remote Rev, que permite acelerar o carro remotamente pelo chaveiro, liberando o ronco do motor.
O acabamento das versões premium inclui materiais “soft-touch”, volante de base reta revestido em couro com costura contrastante, carregador sem fio para celular e entradas USB no alto para câmeras e outros dispositivos. O sistema de som B&O, com 12 alto-falantes e subwoofer, traz o recurso Electronic Sound Enhancement que amplifica o som do motor.
Atemporal
O novo Mustang tem um visual moderno e esculpido, sem abandonar sua inspiração clássica. O teto baixo, o capô de três seções e o perfil elegante com traseira curta mantêm as proporções do modelo original dos anos 60.
A bitola traseira é mais larga e o spoiler traseiro tem uma nova luz de assinatura de três barras, além de um difusor redesenhado para aprimorar a aerodinâmica. A dianteira do GT tem uma grade mais agressiva e novas entradas de ar no capô, que refletem o aumento na potência e o aprimoramento aerodinâmico.
Além de 12 cores externas e listras com novos tons e desenhos, é possível optar por três cores nas pinças de freio Brembo: preto, vermelho ou azul. O Mustang GT tem novas rodas de alumínio de 19″, ou opcionais de 20″.
Motor V8
O novo Mustang conta com o motor Coyote V8 5,0 litros de quarta geração, o naturalmente aspirado mais potente já oferecido na linha. Além de uma inovadora caixa dupla de entrada de ar, ele conta com acelerador de corpo duplo que reduz as perdas por indução.
Além da transmissão automática de 10 velocidades, que se adapta a cada modo de direção, a Ford continua a oferecer a transmissão manual de seis velocidades, com “rev-matching” de série que ajuda a manter a rotação do motor no pico de torque entre as trocas, aumentando a precisão, refinamento e emoção. (Antônio Fraga)