Depois do e208 GT e do utilitário e-Expert, a Peugeot trás para o mercado brasileiro mais um modelo 100% elétrico: o e-2008. O modelo da marca francesa tem um design muito moderno e agradável e conta com um preço muito competitivo no segmento elétrico.
O e-2008 tem um design dianteiro inconfundível, com os enormes dentes do leão no para-choques. O frontal felino é composto pelos faróis em full Led e uma grade colorida, dando ao modelo um porte imponente.
Na lateral, os vincos muito prenunciados e elegantes, dão um toque muito especial ao e-2008. Atrás, a harmonia continua com lanternas também em Led e uma faixa horizontal que une o conjunto ótico. As rodas são de 18 polegadas bi-ton diamantadas, que fazem um belo conjunto com a lateral
O interior é mais uma grande qualidade do francês. O conjunto i-Cockpit 3D é um show. Ele oferece muita funcionalidade na condução. Fazem parte deste conjunto o volante esportivo, a central multimídia com tela de 10 polegadas e o cluster 3D, além da navegação GPS 3D e a série de botões de controle batizada de toggles switches.
Os bancos de couro com formato esportivo e um enorme teto solar panorâmico deixam o interior agradabilíssimo. O porta-malas tem generosos 430 litros e debaixo da tampa estão os cabos de abastecimento elétrico.
Eficiente
A motorização elétrica do e-2008 entrega 26,5 kgfm de torque instantâneo e 136 cavalos de potência máxima. Isso permite um excelente desempenho e uma velocidade máxima limitada de 150 quilômetros por hora.
O modelo dispõe de três diferentes de condução: Sport (prioriza o desempenho, utilizando-se da potência e torque máximo), Normal (indicado para garantir o conforto ideal nos deslocamentos do dia a dia) e Eco (foco na otimização da autonomia), e a escolha é feita a partir do simples toque no botão.
Leia mais
O Estado de São Paulo é o campeão de infrações em todo o Brasil
Mercedes EQA 250 100% elétrico tem autonomia de 496 KM
Honda apresenta o novo HR-V turbo flex com 177 cavalos
O e-2008 traz ainda um novo seletor de condução, o e-Toggle, onde está disponível a função “B Mode”. Também conhecida como one pedal, ela atua com o freio motor e faz a desaceleração do veículo com a simples retirada do pé do acelerador pelo motorista para regeneração da bateria, otimizando a autonomia para além disso, a função também contribui com o aumento da vida útil das pastilhas de freio.
Com 50 kWh de capacidade, a bateria de alta performance garante uma autonomia de 345 km com carga completa. Ela fica posicionada sob o piso do veículo e pode ser carregada em tomadas convencionais do tipo residenciais ou em carregadores rápidos por meio de um plug, posicionado no mesmo local que seria o de abastecimento em um veículo térmico.
Segundo a marca, o modelo pode ter 80% da bateria carregada em apenas 30 minutos, caso o usuário utilize uma estação ultrarrápida de recarga de 100 kW, a bateria tem 8 anos de garantia pela montadora, com limite de quilometragem de 160 mil km.
Seguro
O e-2008 conta também com as tecnologias de assistência à condução, incluindo piloto automático inteligente, frenagem automática de emergência, assistência de farol alto, alerta de atenção e fadiga, reconhecimento de placas de velocidade, sistema ativo de ponto cego, alerta e correção de permanência em faixa e 6 airbags.
Andando
Num breve teste drive, o Peugeot e-2008 surpreendeu pelo excelente acerto que a marca fez na “suspensão”. Mesmo em pisos irregulares, o modelo é bem silencioso, o que não é uma característica dos carros franceses. A estabilidade é muito boa e passa muita segurança ao motorista. Realmente o e-2008 oferece um excelente conjunto.
Carga
100 kW (estação recarga): 30 minutos
50 kW (estação recarga): 53 minutos
7,4 kW e 22 kW (estação recarga): 06h02
1,8 kW (tomada tradicional / doméstica): 24h56
(Dados da fabricante)
Preço
Peugeot e-2008 R$260.000,00