27 de março de 2025
- Publicidade -
Tudo Auto

Por que a Chevrolet vai paralisar sua produção no Brasil?

Primeira etapa da medida começa nos próximos dias e será temporária; entenda por que a Chevrolet interromperá sua produção

Entenda por que a Chevrolet vai paralisar sua produção (Foto: Reprodução)

A notícia de que a Chevrolet, uma das marcas de automóveis mais tradicionais no mercado brasileiro, vai interromper as atividades em sua fábrica no Rio Grande do Sul preocupou muitas pessoas. Porém, essa medida não vai afetar os consumidores e será apenas temporária. Entenda o motivo da paralisação:

Por que a Chevrolet vai paralisar sua produção no Brasil?

De acordo com a própria marca, a paralização terá o objetivo de “adequar a produção” e será efetuada em dois momentos. O primeiro deles, entre 17 de fevereiro e 17 de março, será um período em que os cinco mil funcionários terão 20 dias de férias coletivas e mais 10 de folga remunerada.

A segunda paralisação, porém, será mais longa. Ela acontecerá devido a um layoff, no qual metade dos trabalhadores terão seus contratos interrompidos. De acordo com o prazo previsto pela CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), a interrupção deve durar de dois a cinco meses, período no qual os funcionários afastados ainda receberão seus salários líquidos, pagos em parte pelo Governo Federal. Depois do fim do período, a Chevrolet estuda renovar o layoff, mas com a outra metade de seus trabalhadores.

Um layoff consiste em suspender os contratos de trabalhadores de uma empresa temporariamente como uma alternativa à demissão. Ele normalmente acontece em momentos de crise financeira ou queda na demanda, com os trabalhadores sendo reatribuídos às suas funções assim que a situação volta ao normal.

LEIA TAMBÉM

Asteroide Bennu pode atingir a Terra?

Quais produtos influenciaram na inflação de janeiro?

- Publicidade -

Quais são os carros mais vendidos da Chevrolet no Brasil?

Em 2024, a marca norte-americana teve seis modelos de sua linha de produção entre os 50 carros mais vendidos no Brasil. Confira quais:

1° Onix – 97.508 unidades vendidas (3° no Brasil)
2° Tracker – 69.434 unidades vendidas (7° no Brasil)
3° Onix Plus – 59.964 unidades vendidas (11° no Brasil)
4° Montana – 27.726 unidades vendidas (29° no Brasil)
5° S10 – 27.407 unidades vendidas (30° no Brasil)
6° Spin – 24.955 unidades vendidas (32° no Brasil)

No total, a empresa vendeu 314.956 veículos no Brasil, em 2024, ocupando 12,65% do mercado e obtendo a terceira posição entre as montadoras no país.

- Publicidade -

LEIA MAIS

O que Tifanny falou sobre o título do Osasco na Copa Brasil de Vôlei?

Compartilhe:
Murilo Pascale, com supervisão da redação
Murilo é natural de São Paulo, e cursa jornalismo na PUC-Campinas. Tem 20 anos, e estagia no Grupo EP de Comunicação, com enfoque nas produções digitais. Está no grupo desde 2024.
- Publicidade -
plugins premium WordPress