11 de dezembro de 2024
- Publicidade -
Tudo Auto

Primeiro projeto do Porsche Cayenne nunca entrou em produção

Antes do lançamento do salvador Cayenne, a Porsche avaliou diversas versões como SUV, SUV coupé e conversível. O preferido inicialmente era pelo conversível.

 

O Porsche Cayenne conversível nunca entrou em produção (Divulgação)
O Porsche Cayenne conversível nunca entrou em produção (Divulgação)

Há 20 anos a Porsche lançou o seu primeiro SUV, o Cayenne, que tiraria a empresa do vermelho. O sucesso de vendas em todo o mundo foi impressionante. Logo se tornaria o modelo mais vendido da marca em todo o mundo, em especial os EUA e China.  

Antes do lançamento, diversas carrocerias foram avaliadas: SUV, SUV coupé e conversível. Havia até uma versão 20 centímetros maior e com uma terceira fileira de bancos. Meses de discussões e pesquisas e a preferencia era para o conversível. Um protótipo estático foi produzido, que hoje se encontra no museu da marca alemã e foi mostrado agora nas comemorações de 20 anos do Cayenne.  

Mas na avaliação final os especialistas questionaram que sentido tinha de fazer um SUV conversível; se seria rentável; onde acomodariam a capota sem prejudicar o espaço para bagagens; e se era isso mesmo que o mercado queria.   
 
 
Leia mais 
Sete em cada dez brasileiros se preocupam com a aparência do carro 
Esportivo brasileiro é vendido na França por R$ 162 mil 
Novo Volkswagen Polo chega mais moderno e com novo motor

O consenso foi pelo SUV de cinco lugares e acertaram em cheio. Anos depois lançaram a versão coupé do Cayenne. Mas o conversível parece que não faz parte dos planos da marca de superesportivos.(Antônio Fraga)

Compartilhe:
- Publicidade -
plugins premium WordPress