No Brasil, tirar a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) pode ser um processo longo e que exige investimentos consideráveis. Visando facilitar o acesso para cidadãos de menor poder aquisitivo, alguns DETRANs (Departamento Estadual de Trânsito) disponibilizam o programa CNH Social, que cobre integralmente os custos para obtenção da habilitação. O CNH Social tem como objetivo reduzir barreiras financeiras para o processo, além de ampliar as oportunidades de trabalho dos candidatos.
Quais os requisitos para retirar a CNH Social?
Para participar do programa o candidato deve cumprir alguns requisitos, em que alguns detalhes podem variar em cada estado. Porém, em linhas gerais, para se inscrever, o candidato deve:
- Possuir CPF e RG;
- Ser maior de 18 anos;
- Ter uma renda familiar de até dois salários mínimos;
- Possuir habilidades de leitura e escrita;
- Estar desempregado por pelo menos um ano;
- Ser ou ter sido aluno da rede pública, com bom desempenho acadêmico;
- Estar inscrito no CadÚnico
Além disso, durante o processo de inscrição, o candidato precisará comprovar sua baixa renda e seu endereço, e atender a possíveis outros critérios que possam ser diferentes em cada estado.
LEIA TAMBÉM
Serena vai sobreviver em ‘Alma Gêmea’?
Em quais estados posso tirar minha CNH Social?
Dos 26 estados do Brasil, apenas 18 oferecem o programa, além do Distrito Federal. Confira a lista:
- Acre;
- Alagoas;
- Amapá;
- Amazonas;
- Bahia;
- Ceará;
- Distrito Federal;
- Espírito Santo;
- Goiás;
- Maranhão;
- Mato Grosso;
- Mato Grosso do Sul;
- Pará;
- Paraíba;
- Pernambuco;
- Rio Grande do Norte;
- Rondônia;
- Roraima;
- Sergipe
A CNH Social não pode ser obtida nos seguintes estados: Minas Gerais, Paraná, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins. Para se inscrever, o candidato deve entrar no site do Detran de seu estado e buscar pela aba do CNH Social. Após isso, confira se o período de inscrições está aberto e preencha os campos com os dados solicitados. A partir daí, o candidato passará por uma avaliação e, se aprovado, será chamado para a segunda fase do processo. É importante destacar que as inscrições são gratuitas.
LEIA MAIS