O MG Club do Brasil promove no próximo dia 24 de setembro (sábado) o Rally do Whisky, 107º raid do clube multimarca de carros clássicos fundado em 1983 e sediado em São Paulo. Realizado pela terceira vez, o Rally do Whisky desta vez será válido como quarta etapa do Campeonato Brasileiro de Rally de Regularidade Histórica organizado pela FBVA – Federação Brasileira de Veículos Antigos.
A largada do Rally do Whisky acontecerá às 9 horas da manhã no estacionamento do Ecoparada Madero, no km 44,5 da Rodovia Castelo Branco, com chegada do primeiro carro prevista para as 14 horas no restaurante Montanhas do Japi, em Jundiaí, onde acontecerá a cerimônia de premiação.
O nome “Rally do Whisky” se deve à parada na Catedral do Whisky, uma das maiores coleções particulares da bebida do mundo.
As edições anteriores do Rally do Whisky aconteceram em 2014 e 2017, mas esta será a primeira vez que ele será válido pelo Campeonato Brasileiro de Rally de Regularidade Histórica. Por isso, seguirá o regulamento da FBVA, diferente do utilizado pelo MG Club do Brasil, sendo aberta unicamente a carros clássicos (fabricados há 30 anos ou mais e com as características originais preservadas).
Modelos mais recentes poderão acompanhar a prova sem direito a competir. Os participantes devem manter as médias horárias exigidas no roteiro e perdem pontos por atraso ou adiantamento. Vence o concorrente que perder menos pontos ao longo do percurso.
No regulamento da FBVA, os participantes são divididos em duas categorias. Na Clássicos, os automóveis são subdivididos em cinco classes: Vintage & Pós-Vintage (fabricados até 1945), Pós-Guerra (modelos de 1946 a 1960), Contemporâneos I (1961 a 1970), Contemporâneos II (1971 a 1980) e Contemporâneos III (fabricados entre 1981 e o limite de 30 anos de fabricação atualmente, 1992).
Os participantes da Clássicos devem navegar utilizando somente cronômetros (mecânicos ou digitais), planilhas pré-impressas e calculadoras não programáveis e não modificadas. Na categoria Pro, o equipamento de navegação é livre e todos os modelos (obrigatoriamente fabricados há 30 anos ou mais) concorrem juntos.
Leia mais
Fastback é o modelo mais elegante já produzido pela Fiat
Primeiro crossover da Ferrari chega a 310 quilômetros por hora
Produção de motocicletas bate recorde no mês de agosto
“O fato de valer pontos para o Campeonato Brasileiro de Rally de Regularidade Histórica faz esta prova ser um pouco diferente das outras que são organizadas pelo MG Club do Brasil. O espírito, entretanto, permanece o mesmo. É uma oportunidade de colocar os carros clássicos na estrada, ter uma competição amigável e confraternizar com outras pessoas que compartilham a paixão por carros históricos”, destaca Fernando Pimentel, presidente do MG Club do Brasil.
“Estar no calendário da FBVA é motivo de orgulho para nós. O Rally do Whisky é uma prova sempre lembrada, apesar de ter acontecido poucas vezes. Ser válida para o Campeonato Brasileiro torna a edição deste ano ainda mais especial.” (AF)
As inscrições para o Rally do Whisky podem ser feitas no site https://www.fbva.org.br/cbr-etapas.php