A atriz Claudia Raia revelou em uma entrevista que sofreu com uma queda intensa dos fios de cabelo após o nascimento do seu último filho, Luca, fruto do seu relacionamento com o ator Jarbas Homem de Mello.
“Depois de três meses que o Luca tinha nascido, comecei a sentir uma peruca caindo do meu cabelo a cada vez que eu escovava ou lavava os fios”, disse.
Essa condição de queda de cabelo pós-parto é chamada de eflúvio telógeno gravídico. De acordo com o portal MD Saúde, ela costuma se iniciar no primeiro mês após o parto e pode durar até 15 meses.
Na gravidez, é comum que, a partir da estimulação hormonal, principalmente do estrogênio, ocorra uma desaceleração no ciclo do cabelo. Dessa forma, há um aumento na quantidade de cabelos na fase de crescimento e uma redução dos fios na fase de queda.
LEIA TAMBÉM
PodFalar, Mãe!: saiba como lidar com os primeiros dentes do bebê
Conheça manobra que ajuda a aumentar a chance de um parto normal
Por isso, existe uma tendência que eles fiquem mais volumosos. Isso não quer dizer que o cabelo da mulher cresce mais durante a gravidez, e sim que demora mais tempo para cair.
Porém, quando esse período acaba, o estímulo hormonal é encerrado, invertendo todo o processo. Assim, é comum que aconteça a queda de cabelo pós-parto, em que demora de 6 a 15 meses até que o cabelo alcance um novo equilíbrio.
POR QUE ACONTECE QUEDA DE CABELO PÓS-PARTO?
Além do fim do estímulo hormonal, alguns dos motivos para ocorrer a queda de cabelo pós-parto são:
– Anemia por deficiência de ferro.
– Infecções.
– Grandes cirurgias.
– Deficiências nutricionais.
– Hipotiroidismo ou hipertiroidismo.
– Medicamentos: betabloqueadores, anticoagulantes, alopurinol, anti-inflamatórios, retinóides, antifúngicos, propiltiouracil e carbamazepina.
– Estresse emocional.
– Dermatite seborreica.
– Rápida perda de peso.
LEIA MAIS