A fase do engatinhar faz parte do desenvolvimento da criança e é fundamental que a criança seja estimulada. De acordo com o pediatra e atual presidente da SBP (Sociedade Brasileira de Pediatria), Tadeu Fernando Fernandes, esse momento deve ser encarado como um desafio pelo bebê.
O especialista explica que a fase do engatinhar surge entre os seis e sete meses de vida da criança e, neste momento, é importante que os pais os incentivem. “Nessa fase, os pais podem colocar a criança em um tapetinho de EVA no chão para ela ficar na posição de quatro e deixar os brinquedinhos longe da criança, para estimular elas irem de encontro aos brinquedos”, diz.
Além disso, Tadeu enfatiza que é natural que a criança não consiga engatinhar nas primeiras tentativas. “É nessa fase que, no cérebro, [a criança] começa a desenvolver os giros do equilíbrio”, explica. O especialista reforça que é nesse momento que os bebês começam a desenvolver o equilíbrio, que resulta, em seguida, no andar com os dois pés.
VEJA TAMBÉM
Dicas para lidar com os saltos de desenvolvimento na primeira infância
O primeiro Carnaval do bebê – Decoração e Comidinhas
No Brasil, a SBP, em conjunto com outras organizações, desde 2013, incentivam o não uso do andador infantil no país. Em outros países, como no Canadá, a comercialização desses tipos de equipamentos é proibida. Além de prejudicar o desenvolvimento pleno da criança, os andadores também podem provocar acidentes. “A criança utiliza o andador, esbarra na ponta do tapete e cai de cabeça. Muito frequente, nas crianças com andador, o traumatismo crânio-encefálico”, alerta.
DICAS
O pediatra Tadeu Fernando Fernandes traz uma lista com as principais dicas para auxiliar os filhos nos primeiros passos. Confira:
-Paciência com a criança: Ele explica que os pais devem ter consciência que o andar é um processo e o engatinhar faz parte deste processo e leva um tempo até que a criança desenvolva essas habilidades.
-Incentivar: Tadeu coloque que o incentivo é uma das melhores formas de ajudar nos primeiros passos do bebê. Para ele, colocar o brinquedo longe da criança, colocar a criança de quatro e sempre estimular com falas positivas são formas ideias para ajudá-las.
-Conhecimento: Ele também alerta que o contato com boas informações e sempre recorrer aos especialistas quando houver dúvidas são maneiras de auxiliar as crianças. “A grande dica é ter paciência, persistência e persistência porque engatinhar é um dos marcos do neurodesenvolvimento da criança”.
‘O QUE NÃO ME CONTARAM’
O “PodFalar, Mãe!” é um programa semanal do Grupo EP que busca abordar temas relacionados à maternidade e desenvolvimento infantil. Nessa semana, a apresentadora Larissa Castro trouxe todos os detalhes da experiência dela com o engatinhar da criança. Confira:
LEIA MAIS
Carnaval com os pets: confira as dicas de cuidados e fantasias