Que momento emocionante… As 5 semanas de gravidez marcam o momento em que muitas mulheres desconfiam que podem estar esperando um bebê e confirmam a informação com um teste de farmácia. Parece pouco tempo, mas é tão real, que o coraçãozinho do seu filho começa a bater. E as batidas se tornarão mais regulares com o passar dos próximos dias.
Agora, o embrião se parece mais com um girino – tem, inclusive, uma cauda! – do que com um ser humano, mas isso também vai mudar em breve.
+ Adote hábitos saudáveis desde o começo da gestação!
Com 5 semanas de gravidez, algumas das células do bebê estão se desenvolvendo no tubo neural, que se tornará a medula espinhal e o cérebro. Um tubo neural formado incorretamente pode resultar em uma complicação chamada espinha bífida, na qual a medula espinhal não se fecha por completo daí a importância de ingerir ácido fólico todos os dias para combater esse tipo de defeito congênito.
Esse tipo de problema costuma ser detectado no primeiro ultrassom morfológico, realizado entre 11 semanas e 13 semanas e 6 dias.
O que acontece com o seu corpo com 5 semanas de gravidez?
A essa altura, você pode já começar a ter alterações de humor, enjoos, muito sono, mais vontade de fazer xixi. Algumas mães relatam sentir um gosto metálico na boca. Os seios doloridos são os primeiros a serem notados por muitas gestantes nesse comecinho. Por isso, é nesse momento que vêm as suspeitas na maioria das vezes. Pode parecer cedo, mas é que eles já começam a se preparar para a amamentação. E ainda tem tantas mudanças pela frente… Prepare o coração!
E mais:
+ 6 semanas de gravidez: o desenvolvimento do bebê
+ Seios: cuidados especiais para adotar desde já
+ Marina Repetto: Meditação pode ajudar na gravidez, parto e pós-parto
Quer saber mais? BabyHome tem uma newsletter gratuita, para você saber como seu bebê se desenvolve na barriga, semana a semana. Saiba como assinar aqui.