A Volvo terminou o ano de 2022 com muitos motivos para comemorar depois que os veículos pesados lideraram o mercado. A marca sueca com fábrica em Curitiba (PR) liderou no ramo de caminhões e dos ônibus com a maior licitação de chassis Euro 6 na América Latina e foi a que mais cresceu em volumes no Brasil. Mas em 2023, a marca tem projeções mais cautelosas.
“O acentuado aumento de custos decorrente da nova tecnologia Euro 6 e o impacto disso para o transportador é um dos fatores que farão diferença nas entregas deste ano. Além disso, pesam as condições econômicas adversas, notadamente os juros altos no Brasil”, justifica Wilson Lirmann, presidente do Grupo Volvo América Latina.
A Volvo estima que o mercado de caminhões acima de 16 toneladas fique em cerca de 75 mil unidades no Brasil, bem abaixo dos 98 mil emplacados em 2022.
LEIA MAIS:
Veja como fazer a manutenção do seu veículo no retorno das férias
Drugovich faz 3º melhor tempo no último dia de testes da Fórmula1; Leclerc domina
SUCESSO DE MERCADO
No ano de 2022, a Volvo ficou à frente na soma de todos os segmentos em que atua, incluindo semipesados. No total, entregou 24.093 caminhões (crescimento de 10%), sendo 18.747 veículos somente na classe dos pesados. Com 8.317 unidades emplacadas na versão FH 540, ocupou o topo do ranking de vendas de caminhões pesados no país pela décima vez, sendo a quinta seguida. Já nos semipesados, o VM 270 foi o modelo mais emplacado, com 4.732 unidades. Voltada principalmente para operações regionais, de média distância, a linha VM registrou um forte aumento nas vendas, com 8.676 unidades entregues, na soma das versões semipesadas e pesadas.
Além dos caminhões, os ônibus também tiveram uma grande expansão que dobrou o volume de vendas na América Latina. No continente, somaram 1.967 unidades, o que representa uma participação de 34% nas entregas mundiais da Volvo nesse tipo de veículo em 2022. No Brasil, onde foi a fabricante que mais cresceu em volumes, foram licenciados 658 veículos, com uma elevação de 220% somente no segmento de rodoviários.
VEJA TAMBÉM:
Veja como adicionar ou remover grupos das Comunidades no WhatsApp