11 de dezembro de 2024
- Publicidade -
Tudo Corrida

4 atitudes do corredor amador que se comporta como profissional

Entenda como é possível turbinar seus resultados nas provas de rua com a adoção de uma postura de responsabilidade e disciplina diante da rotina de treinos

Seriedade e disciplina nos treinos são o segredo do sucesso
Seriedade e disciplina nos treinos são o segredo do sucesso

Administrar o tempo e as tarefas é importante em todas as profissões. Na corrida não poderia ser diferente. Isso é válido especialmente para quem tem objetivos maiores dentro do esporte. Esses corredores, mesmo sendo amadores, fazem da modalidade uma prioridade dentro da sua agenda e até conseguem resultados dignos daqueles que tem mais tempo para treinar e até patrocínios, ou seja, os profissionais.

E isso vale para pessoas de todas as idades e classes sociais. E há algumas profissões as quais a atividade física é rotina diária, o que favorece a obtenção de resultados. Não é difícil encontrar garis, coletores de material reciclado e carteiros entre os frequentadores habituais do pódio em provas amadoras. Não é exagero dizer que esse tipo de trabalho pode ser uma verdadeira mina de diamantes brutos em termos de talentos esportivos.

Um exemplo dos vários que já despontaram na história do atletismo brasileiro é Solonei Rocha, que era coletor na cidade de Penápolis e se tornou campeão pan-americano em Guadalajara, no México, em 2011, campeão da Maratona de São Paulo e top 10 no Campeonato Mundial de Atletismo nos 42km.

Em todos esses casos de sucesso entre os atletas amadores, a organização do tempo para realizar os treinos foi determinante para ter sucesso na corrida e para a harmonia com o trabalho.

“Entre os amadores, até em função da quantidade de tarefas e demandas exigidas pelo estilo de vida moderno, fica muito complicado dar conta de tantos afazeres. Embora um pouco contraditório, é aí que a organização do tempo passa a ser ainda mais importante. Precisamos fazer a nossa parte para não deixar de realizar aquele treino no final do dia em função de ter esquecido o tênis em casa, ou mesmo aquela roupa de ginastica, ou até aquela meia que evita que tenha uma possível bolha no calcanhar após 20 minutos de treino”, explica Ronaldo Dias, consultor técnico de ON RUN.

Penando nisso ON RUN destaca algumas das situações que podem ajudar o corredor a ser mais eficiente e organizar melhor seu tempo para não perder nenhum treino.

1 – NÃO PENSE. APENAS TREINE
Realizar o exercício físico não é da natureza humana. Nem de outros animais. Estes só saem da sua zona de conforto para caçar, fugir ou procriar.
Então, por que temos que ficar correndo?
Porque o estilo de vida moderno tem consequências graves para a nossa saúde e é a principal causa de mortes prematuras no mundo.
Assim, sempre que for sair para treinar, não pense muito. Saiba exatamente o que precisa fazer e faça o seu melhor.

2- MONTE UM CRONOGRAMA PARA SEUS TREINOS
Ter uma divisão clara e objetiva dos treinos é determinante para o seu sucesso. Por exemplo: corrida segunda, quarta e sextas e musculação terça e quinta.
O ideal é comprometer a sua semana com os treinos e fazer uma rotina que fique interligado com seu trabalho. E as finais de semana serão destinados às provas e a atividades familiares, em especial se você for casado e tiver filhos. Afinal, ter um tempo em casa é muito importante. E mais: desta forma, a corrida não entrará como algo que te afasta dos familiares. Pelo contrário, a corrida deve ser algo que traga mais energia e vitalidade para acompanhar o crescimento dos filhos e o convívio com todos.
Agora, se aquele longuinho estiver programado para os domingos, basta sair bem cedo de casa. Assim, às 9h poderá passar na padaria comparar aquele pãozinho para o café da manhã com a mulher/marido e filhos e aproveitar todo o dia que está pela frente.

- Publicidade -

3 – SAIBA O QUE TE ESPERA NO TREINO DE CADA DIA
Lembra daquela agenda muito comum no período de escola? Quem tem filhos sabe bem. Nela tem todas as informações, em especial as aulas que a criança vai fazer e quais cadernos deve levar. No caso do corredor, é importante saber qual o tipo de treino vai fazer. E, assim, separar o tênis e a roupa ideal para o tipo de treino. Por exemplo: no treino intervalado, o ideal é usar um tênis que ajude a correr mais rápido, também conhecido como tênis para treinos de tiros, que são diferentes para treinos de rodagens.

4 SE VAI CORRER ENTRE CARROS E MOTOS, SEJA VISTO
Nesse caso, é fundamental ver e ser visto. Essa frase é um carro chefe para quem trabalha com a mobilidade urbana nas grandes cidades, Trata-se de segurança nas vias públicas. Por isso, ver e ser visto pode ajudar a prevenir possíveis acidentes.

Pensando nisso, as corridas de rua têm, em seu kit de participação, camisetas em cores vivas. Nos tênis da corrida também. E o motivo vai além das vendas. O objetivo é ajudar na visualização durantes os treinos.

Por isso, separe o seu material de treino um dia antes de acordo com o tipo e local onde será realizado seu treino.

- Publicidade -
Compartilhe:
- Publicidade -
plugins premium WordPress