Brasileiro é um povo apaixonado por caminhada e corrida. De acordo com dados da Pnad (2015), 24,6% da população brasileira pratica uma das duas modalidades como atividade física. Nesse caso, vale, além de correr, caminhar por lazer, para ir ao trabalho ou passear com a família.
Um dos fatores que contribuem para essa afirmação é o fato de o Brasil ter condições favoráveis para a realização de atividades ao ar livre durante todo o ano.
A seguir, confira s principais destaques da pesquisa realizada pelo aplicativo Strava – (why we run), um dos mais importantes do segmento. A pesquisa foi feita com 25 mil corredores e, por essa representatividade, torna-se uma das mais importantes sobre o assunto, servindo de referência para entender melhor sobre o corredor de rua no Brasil e no mundo.
Foram pesquisados diversos assuntos sobre o cotidiano dos corredores. Confira os dados:
– 8% dos corredores adoram acordar para treinar. Já 57% nunca apertam o botão soneca.
–
44% dos corredores odeiam o primeiro quilômetro e apenas 11% adoram. As subidas agradam 17% dos atletas.
– A primeira parte da corrida fica com 21% da preferência dos corredores pelo mundo. A parte final da prova, os últimos quilômetros, é adorada por 37%. E a chegada tem a preferência de 63% dos atletas.
– A frequência de curtidas em aplicativos sobre assuntos relacionados com a corrida também foi aferida. São 25% no mundo e quase 30% no Brasil.
– 39% dos corredores gostam de sair para comer e beber após a corrida.
Chama a atenção a comparação de respostas a pergunta que revela qual é o fator determinante para a prática da corrida em diferentes partes do mundo.
– No Brasil, a saúde é o principal fator, sendo o motivo de 22% dos corredores.
– Na Alemanha, o destaque é a imagem corporal, com 47% de adeptos da modalidade buscando esse objetivo.
– Nos Estado Unidos, a melhora na força corporal é a razão de 48% das pessoas que praticam a corrida.
– No Japão, o combate a ansiedade foi mais citado, sendo a motivação de 15% dos praticantes.
BENEFÍCIOS
Além da pesquisa, a importância da prática de atividades físicas é bem evidenciada na literatura científica. Porém, não precisa ser um estudioso para entender como a atividade física, em especial a corrida, faz bem para os praticantes.
Os benefícios vão muito além da performance ou mesmo perda de peso. Sua prática sistemática melhora indicadores como humor, condicionamento físico, bem-estar, socialização, entre outros.
LEIA MAIS
Quer evoluir na corrida? Siga esses 5 passos
A seguir, selecionamos alguns benefícios que certamente farão você pensar como a corrida pode ajudar a ter um dia mais produtivo e feliz:
1. DIMINUI O ESTRESSE
Quando corremos, sensibilizamos alguns hormônios, principalmente um neurotransmissor chamado serotonina, que é um maestro e tem a função de controlar as emoções, humor, influenciar as habilidades motoras e de trabalho no processo digestivo e fluxo sanguíneo.
2. AUMENTA A CAPACIDADE CARDIOVASCULAR
A prática regular da corrida de rua melhora o condicionamento do músculo cardíaco, fortalecendo e, principalmente, gerando adaptações importantes. Entre elas, a capilarização.
3. DIMINUI OS NÍVEIS DE COLESTEROL
Auxilia na melhora dos marcadores bioquímicos do sangue, entre eles o colesterol, que é utilizado como energia, diminuindo, assim, a sua concentração na corrente sanguínea e consequentemente o acúmulo na parede das artérias.
4. AUXILIA NA PERDA DE PESO
Uma das principais fontes de energia para as atividades aeróbias, em especial a corrida, são os ácidos graxos, moléculas de gordura rica em energia.
5. AUMENTA A DISPOSIÇÃO FÍSICA
Dificilmente você encontrará um corredor ou praticante de atividade física cansado, se comparado a um sedentário. Observe em seu ciclo social, como na empresa, por exemplo, quem faz uma atividade física está sempre mais disposto a ajudar, pegar um café, o xerox, organizar um evento, mobilizar os colegas para fazer um trabalho voluntario e, claro, participar de uma corridinha no domingo ou um treino às 6 horas da manhã.
6. REDUZ OS SINTOMAS DA DEPRESSÃO E ANSIEDADE
Um dos responsáveis pelo possível aumento e maior incidência dos casos de depressão é a pouca sensibilização da serotonina. A corrida consegue fazer com que a sensibilização desse neurotransmissor aumente na corrente sanguínea, dando a sensação de bem-estar, minimizando os efeitos da depressão.