14 de outubro de 2024
- Publicidade -
ON Run

Atletas de elite falam sobre a importância da Corrida Integração 

Atletas Romulo Wagner e Tatiele de Carvalho conquistaram os lugares mais altos do pódio da Corrida Integração

Atletas Romulo Wagner e Tatiele de Carvalho conquistaram os lugares mais altos do pódio da Corrida Integração. (Foto: Reprodução/Arquivo Pessoal)

Após muitos anos com largada no centro de Campinas, a Corrida Integração passou por mudanças em seu percurso e horários, sendo realocada para a Lagoa do Taquaral, um dos pontos mais tradicionais e frequentados por praticantes de atividades físicas na cidade. Desde então, a prova já teve diferentes pontos de largada no entorno da Lagoa, abrangendo o parque e suas imediações, populares entre corredores e caminhantes.

A alteração no trajeto teve como objetivo oferecer mais qualidade e segurança aos participantes, uma vez que o evento cresceu consideravelmente e as ruas e avenidas de Campinas tornaram-se pequenas para acomodar o número crescente de corredores e o público que comparece para prestigiar e apoiar os competidores.

No segundo ano do novo percurso, a largada foi realizada na Praça Arautos da Paz, espaço criado para ampliar as opções de lazer, com áreas para parques, feiras e corridas no entorno da Lagoa do Taquaral. Essa mudança proporcionou um trajeto mais arborizado e com clima mais ameno, ideal para as provas que sempre acontecem pela manhã.

O percurso atual passa pela Avenida Dr. Heitor Penteado, segue pela Júlio Prestes e chega à Avenida Orozimbo Maia. Em seguida, os corredores percorrem a Avenida Brasil e a Avenida Barão de Itapura, retornando finalmente à Avenida Dr. Heitor Penteado.

Nesta segunda edição com largada na Praça Arautos da Paz, os campeões foram Rômulo Wagner da Silva, do Paraná, e Márcia Naloch. 

Romulo Wagner da Silva, atleta elite campeão dos 10km em 2002

Hoje contaremos a trajetória do Romulo, atleta elite campeão dos 10km em 2002. Nascido no dia 26 de maio de 1977, ele iniciou sua carreira na cidade de Curitiba (SC) e fez boa parte da sua preparação quando atleta na cidade de Mogi Mirim (SP). Ainda jovem, veio para a cidade de Cosmópolis (SP) atuar pela equipe da união esportiva funilense, equipe que foi responsável por desenvolver grandes atletas do atletismo nas provas de rua, entre eles Vanderlei Cordeiro de Lima e Emerson Iserbem.

Mas o início esportivo começou no futebol. Isso mesmo, Romulo foi lateral no Paraná Clube nas categorias de base, mas foi orientado aos 16 anos pelo preparador físico do time a procurar um esporte individual. O atleta, então, fez um teste em uma escola de atletismo em Curitiba, ganhou uma bolsa de estudos e assim o Paraná perdeu um lateral e o Brasil ganhou um maratonista olímpico.

Romulo atuou nas categorias de base, ficando sempre entre os melhores do Brasil. Mas foi na fase adulta que ele obteve seus melhores desempenhos, fazendo uma trajetória de forma harmoniosa.

- Publicidade -

“Em 1998, sofri uma fratura por estresse, fiquei parado quase um ano. Pensei em parar, comecei até a treinar de novo no Paraná Clube, ia voltar para o futebol”, disse ele ao ao site do UOL.

Momento difícil, mas decisivo na carreira

A vida de um atleta em especial no atletismo não é fácil, em especial, na década de 90 início dos anos 2000. Na época, para se consagrar como maratonista, o atleta enfrentou muitos perrengues e alguns momentos delicados na carreira. Na época, ele fazia provas mais curtas como os 3000 mil com obstáculos, mas não obteve êxito.

Por causa da falta de grana e uma lesão que o tirou dos treinos por uma temporada, o atleta pensou em voltar para o futebol e treinar novamente. Porém, ele resolveu participar de uma corrida no Rio Grande de Sul, onde venceu a prova e foi o estalo que Rômulo precisava para voltar com força total para o atletismo.

- Publicidade -

Participação na corrida Integração

Após participar de algumas edições e ficar sempre um pouco distante do pódio, em 2002 foi diferente. Defendendo a equipe do Cruzeiro de Belo Horizonte (MG), o atleta se sagrou campeão da corrida e sua boa forma foi seguida de outros grandes resultados. Entre eles, o de vice-campeão na corrida internacional de São Silvestre.

Romulo completou o percurso de dez quilômetros em 29 minutos e 58 segundos, deixando para trás grandes nomes do atletismo brasileiro entre eles o tricampeão da prova e medalhista olímpico Vanderlei Cordeiro de Lima, que acabou em quinto lugar.

LEIA TAMBÉM

Como participar da Barbie Run? Corrida chega a SP e RJ

Confira a origem dos mascotes olímpicos

Tatiele de Carvalho, atleta elite campeã dos 10km, em 2017

Agora é a vez da mineira Tatiele de Carvalho, e por que não dizer que a campeã está de volta? Afinal, a atleta venceu a Corrida Integração em 2017. Vale destacar que aquele foi um dos melhores anos de sua carreira até o momento. Desde então, ela segue firme e forte em seus treinamentos, com o objetivo de voltar ao pódio da Corrida Integração neste ano. Em todas as suas participações, Tatiele sempre obteve bons resultados.

Tatiele começou cedo no atletismo, aos 8 anos de idade, na cidade de Poços de Caldas (MG), incentivada por um primo que já praticava o esporte. Isso nos lembra da importância de termos referências em nossas vidas. É comum iniciarmos em uma atividade motivados por alguém próximo. Quando fazemos algo, acabamos nos tornando exemplo para outros, especialmente para crianças e adolescentes que se encantam pelo esporte.

No início, o gosto era por outro esporte

Apesar de ser um dos esportes mais populares entre os meninos no Brasil, o futebol ainda dá os primeiros passos entre as meninas. Contudo, o cenário tem melhorado muito. O futebol leva muitas crianças e adolescentes a praticarem esportes e é utilizado em projetos sociais como forma de atração para outras modalidades. Quem nunca sonhou em ser jogador de futebol? Essa aspiração é cantada em versos e prosas, como nas músicas da banda mineira Skank.

No caso de Tatiele, foi o atletismo que ganhou, trazendo para a modalidade uma atleta de alto nível. Até hoje, ela é a única brasileira a representar o país nos Jogos Olímpicos do Rio 2016 na prova dos 10.000 metros, além de ter conquistado grandes resultados em pistas e nas ruas de diversas cidades ao redor do mundo.

“Eu gostava mesmo era de futebol, meu sonho era ser como a Marta, mas mal sabia que eu iria construir meu próprio nome no atletismo”, diz ela. 

Participação na Corrida Integração

Em sua estreia na Corrida Integração, em 2009, Tatiele já subiu ao pódio, conquistando o terceiro lugar e sendo a primeira brasileira a cruzar a linha de chegada.

“Tenho muito carinho pela Corrida Integração, pois é uma prova incrível”, conta Tatiele. 

Em 2017, ela voltou com determinação e garra, como dizem os mais jovens, “com sangue nos olhos e faca na caveira”, para conquistar o lugar mais alto do pódio e realizar um sonho de infância. Assim, entrou para a galeria das campeãs da Corrida Integração. 

“Focamos muito na vitória, montamos uma estratégia de prova e deu certo. Hoje posso dizer com orgulho que tenho o título da Corrida Integração”, explica.

Principais resultados de Tatiele

Após realizar o sonho de todo atleta ao representar o Brasil nos Jogos Olímpicos, especialmente competindo em casa, Tatiele continuou em ascensão. Foi finalista olímpica nos 10.000 metros no Rio 2016, a primeira brasileira na São Silvestre no mesmo ano, venceu os 10 km da Tribuna de Santos, em maio de 2017, uma das principais provas de 10 km do Brasil, e fechou o ano com chave de ouro, conquistando o título da Corrida Integração em setembro.

“E não paro por aqui! Quero mais títulos nesta prova e acredito muito que vou conseguir.”

  • 5x campeã do Troféu Brasil de Atletismo (maior competição entre clubes da América Latina);
  • Tricampeã sul-americana;
  • Recordista brasileira sub-23;
  • 11x campeã brasileira nas categorias sub-23 e adulto;
  • Participação em 2 Campeonatos Pan-Americanos adulto;
  • 3 Campeonatos Mundiais;
  • 2x melhor brasileira na Corrida Internacional de São Silvestre;
  • Conquista do índice técnico para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro 2016.
  • Mensagem da atleta aos participantes

“A mensagem que deixo é que jamais desistam dos seus sonhos. Não é fácil, é difícil, mas com fé em Deus, dedicação, abdicação e superação, tudo dá certo.”

LEIA TAMBÉM

Onde foi emitido alerta vermelho de onda de calor?

Onde foi emitido alerta vermelho de onda de calor?

Compartilhe:
- Publicidade -
plugins premium WordPress