Um dos momentos mais emocionantes para muitos esportistas ao longo de sua trajetória, seja em níveis iniciante ou avançado, é o juramento dos atletas. Esse rito é comum em eventos esportivos, desde jogos escolares até competições regionais em todo o Brasil. Além disso, ele também reforça os valores que o esporte proporciona na formação do ser humano.
Na abertura dos Jogos Olímpicos, o juramento dos atletas reforça em todos os participantes a necessidade e o compromisso de competir de forma limpa e honesta. Durante a cerimônia de abertura, um atleta que vai competir realiza o juramento, e todos os demais atletas presentes no estádio repetem suas palavras, aceitando todas as condições e comprometendo-se com a essência dos jogos.
LEIA TAMBÉM
Qual é o significado da bandeira olímpica?
O que é a medalha Pierre de Coubertin?
Em cada edição dos Jogos Olímpicos, o juramento passa por adaptações. Nos Jogos Olímpicos de Tóquio, por exemplo, o juramento foi ampliado para incluir mais participantes além dos atletas. O texto foi modificado para destacar valores como inclusão e igualdade, ficando assim:
“Prometemos participar desses Jogos Olímpicos respeitando e acatando as regras e dentro do espírito de jogo limpo, inclusão e igualdade. Juntos, somos solidários e nos comprometemos com o esporte sem doping, sem trapaças e sem qualquer forma de discriminação. Fazemos isso para a honra de nossas equipes, em respeito aos princípios fundamentais do olimpismo e para tornar o mundo um lugar melhor por meio do esporte.”
Treinadores e dirigentes também fazem a leitura do juramento, com modificações apenas na parte inicial do texto: “Em nome de todos os treinadores” ou “Em nome de todos os dirigentes”.
LEIA MAIS
Onde ver o local de prova do Concurso Nacional Unificado?