No final de semana, o livro “Memórias Póstumas de Brás Cubas” viralizou na internet, depois que a influenciadora Courtney Henning Novak publicou no Tik Tok um vídeo sobre o título de Machado de Assis. Contada por meio do ponto de vista de um defunto, Brás Cubas, a história vai além da vida de seu protagonista ao fazer um relato sobre a sociedade brasileira do século XIX.
“Ao verme que primeiro roeu as frias carnes do meu cadáver, dedico como saudosa lembrança estas memórias póstumas”, assim é a dedicatória que começa o livro. Saiba mais sobre o título a seguir:
LEIA MAIS
O que se comemora no dia 18 de abril?
Quem foi Carolina de Jesus?
Sobre o que é o livro Memórias Póstumas de Brás Cubas?
O livro, como o próprio nome antecipa, é sobre a vida do morto Brás Cubas. É a partir da posição desse personagem, que a narrativa dá detalhes sobre o século XIX e as relações sociais vigentes. Nesse sentido, outro aspecto a ser observado é que a história se passa entre os anos de 1805 e 1869, quando Brás nasce e morre, respectivamente.
As mudanças desse tempo estarão presentes nas centenas de páginas do romance, em um diálogo muito próximo entre ficção e realidade. A cada página e referência trazida Brás Cubas nos mostrará um aspecto não captado em algum momento da narrativa. Sendo assim, é um movimento desafiador listar todos os temas trabalhados aqui.
Cada escolha feita na escrita, no entanto, pode ser entendida dentro de grandes temas universais, dentre tantos:
- Hipocrisia
- Vaidade
- Ambição
- Aparência
- Deslealdade
- Ciúme
O que permite entender a identificação das pessoas com a obra, principalmente os estrangeiros que não estão inseridos no contexto brasileiro.
Viralização
Ao ler a tradução inglesa da obra, Courtney Henning Novak levou às redes sua opinião. Com um tom irônico de raiva, ela expressou a admiração e como sua vida perderia o sentido com o fim da leitura. Ela comentou também que teria de aprender o português para reler esse título. Confira abaixo a reação dela e saiba mais sobre essa história clicando aqui.
@courtneyhenningnovak I have a hundred pages left of The Posthumous Memoirs of Bras Cubas by Machado de Assis and this is already my favorite book. End of discussion. I do not care if the last hundred pages is just the word “banana” printed 10,000 times. Best. Book. EVER. #readaroundtheworld #booktok ♬ original sound – Courtney Henning Novak
*Sob supervisão de Larissa de Morais
LEIA TAMBÉM