As expressões “fandom” e seu plural “fandoms” tomaram grande proporção no meio digital. Mesmo com origem no inglês, as palavras se popularizam em todo mundo. Afinal, qual o motivo disso? A resposta pode ser encontrada no significado dado a “fandom”. Confira:
LEIA MAIS
Qual a polêmica envolvendo Ed Motta?
Por que a abertura de Renascer estava diferente?
O que é um fandom?
O “fandom” é uma comunidade com interesse, entusiasmo e paixão em uma determinada coisa ou pessoa, costumando ser muito dedicada a elas. A expressão tem origem no inglês, surgindo da aglutinação entre fan (fã) e kingdom (reino), em tradução livre, “Reino dos Fãs”.
Com a ascensão da internet, este grupo pode surgir fisicamente, mas também tem grande potencial para se desenvolver no formato digital. Isto aumenta a possibilidade de encontrar interessados e internacionaliza as discussões acerca de algo. Então, o grande uso do termo se explica porque os envolvidos tendem a estar em diferentes partes do mundo e se conectam neste mesmo “grupo”.
Apesar de poder ser usado para diferentes contextos, é fato que o termo é mais comum no ramo de entretenimento. Alguns exemplos das áreas mais comuns de “fandom” são:
- Livros
- Séries
- Filmes
- Jogos
- Cantores
LEIA TAMBÉM
Quem são os dubladores de Divertida Mente 2?