Você sabe o que se comemora em 20 de agosto? Nesta data, em 1822, aconteceu uma sessão histórica entre as Lojas de Maçonaria “Comércio e Artes” e “União e Tranquilidade”, no Rio de Janeiro. Desde então, o dia ficou conhecido como o “Dia do Maçom”. Entenda mais abaixo:
O que se comemora em 20 de agosto?
Em 20 de agosto, comemora-se o “Dia do Maçom”.
Por que o Dia do Maçom é em 20 de agosto?
Segundo a tradição maçônica, no encontro das Lojas Maçônicas “Comércio e Artes” e “União e Tranquilidade”, no século XIX, o integrante Gonçalves Ledo, considerado como maior destaque da ordem na época, teria feito um discurso que incentivaria a Independência do Brasil, que aconteceu no mesmo ano.
LEIA TAMBÉM
Que horas é a eliminação do ‘Estrela da Casa’?
Quantos anos tem Ana Paula Araújo?
Desde então, a data foi incorporada na ata do Calendário Maçônico no vigésimo dia do sexto mês do ano da “Verdadeira Luz” de 5.822. O dia, convertido no calendário gregoriano, bate com 20 de agosto de 1822.
O que é a maçonaria?
A maçonaria tem origem inglesa e é uma instituição caracterizada pela filosofia, filantropia, educação e que nutre valores como o progresso e aperfeiçoamento de seus membros. Na ótica popular, essa ordem é vista como uma sociedade secreta repleta de mistérios. Segundo a revista Super Interessante, o nome “maçon” significa pedreiro e o símbolo remete aos instrumentos utilizados em construções.
Na instituição, participam, em sua maioria, homens das mais variadas profissões e, segundo matéria do UOL, para fazer parte, é preciso passar por “entrevistas, análise de histórico e rituais, que não costumam ser detalhados e são restritos aos integrantes”.
LEIA MAIS
Que horas sai o gabarito oficial do CNU?