O filme ‘Rainha de Katwe’ será exibido na ‘Sessão da Tarde’ (EPTV/TV Globo) desta segunda-feira (19). O longa, lançado em 2016, conta a história real de uma jovem que mudou de vida ao conhecer um diretor de esportes de Uganda.
LEIA MAIS
Qual é a história do filme ‘Die, My Love’?
Quem é a “Rainha de Katwe” na vida real?
A ‘Rainha de Katwe’, na vida real, é Phiona Mutesi. Após a postagem de um artigo na ESPN, escrito por Tim Crothers, a história se tornou famosa e virou livro. Na época, a obra rodou pelo mundo e foi usado como base para produzir o filme.
Saiba mais sobre a história verdadeira em que o filme se baseou.
Phiona Mutesi nasceu em Katwe, na Uganda, em 1996. Sua vida sempre foi difícil. Aos três anos, seu pai morreu em decorrência da AIDS e sua irmã mais velha, Juliet, também faleceu meses depois. Ainda criança, ela e o irmão foram para as ruas em busca de comida e de uma condição melhor.
Aos nove anos, ela encontrou Robert Katende, diretor da Sports Outreach, uma instituição que incentivava jovens e crianças necessitadas a iniciar a vida no esporte, mais focada no xadrez. Katende foi até a favela de Kampala, capital da Uganda. Phiona morava no local, e ele encontrou a jovem, que demonstrava um talento maior do que a maioria das crianças.
O diretor decidiu investir em Phiona e, com apenas 11 anos, ela se tornou campeã júnior de xadrez nacional. Aos 17 anos, ela recebeu o título de Candidata a Mestre em xadrez.
Em entrevista à ‘People’, Katende explicou o sentimento de ensinar o esporte: “Era mais como uma plataforma que eu poderia usar para criar vínculos e me conectar com as crianças e ver como eu poderia tentar inspirá-las e encorajá-las a seguir pela vida usando o conceito de xadrez”.
Como está hoje a Rainha de Katwe?
Em entrevista para a ‘People’, Phiona Mutesi contou como está sua vida depois de tanto tempo longe dos holofotes. Ela ainda joga xadrez, apenas por diversão, e iniciou sua carreira com palestras motivacionais. A jovem conta sua trajetória e inspira outras pessoas a mudar de vida por meios ‘incomuns’.
LEIA TAMBÉM
Quando ‘O Agente Secreto’ estreia no Brasil?