A Capela Sistina abriga algumas das obras mais importantes do Renascimento. A construção tem as paredes e o teto pintados por grandes artistas, entre eles Michelangelo, que apesar da dificuldade em pintar o teto, levou cerca de 10 anos para concluir seu trabalho. Em um soneto, o artista revelou seu desespero e agonia por estar no lugar, uma vez que, além de se considerar escultor e não pintor, ficou aprisionado em seus próprios pensamentos.
“Meu pincel, acima de mim o tempo todo, pinga tinta, então meu rosto vira um belo chão para excrementos!”, escreveu.
Mas afinal, quem foi o responsável por terminar de pintar a capela? Entenda:
Quem terminou de pintar a Capela Sistina?
Michelangelo foi quem terminou de pintar a Capela Sistina. O artista também reproduziu o “Juizo Final”, finalizando seu trabalho em 1541. No entanto, em 1564, após a morte de Michelangelo, o papa Pio 5° ordenou a Daniel da Volterra, aprendiz do artista, a cobrir a nudez pintada originalmente.
LEIA TAMBÉM
Por que a Índia atacou o Paquistão?
Split Fiction alcança a marca de 4 milhões de cópias vendidas
Quanto tempo Michelangelo demorou para pintar a Capela Sistina?
A Capela Sistina, no Vaticano, faz parte do Palácio Apostólico e da residência do papa. Também é nela que é realizado o conclave, votação secreta responsável por definir o novo líder da Igreja Católica. A construção é conhecida por suas pinturas exuberantes em seu interior, e atrai visitantes de todo o mundo a fim de apreciar sua beleza. Inúmeros artistas do Renascimento foram responsáveis por deixar suas artes dentro da capela, com destaque para Michelangelo.
Michelangelo levou cerca de 10 anos para pintar a Capela Sistina. O artista realizou dois trabalhos na construção: um no teto e outro na parede do altar. No teto, foram representadas cenas que representam a história contada na Bíblia, entre elas:
- Etapas do processo de criação;
- Criação de Adão e Eva;
- Queda do homem e sua expulsão do Éden;
- Histórias relacionadas à vida de Noé, como o dilúvio e sua embriaguez;
- Retrato de personagens bíblicos: Jacó, José, Davi, Salomão, entre outros.
LEIA MAIS
Qual é o papel da Caxemira no conflito entre Índia e Paquistão?