O Dia dos Namorados, comemorado no dia 12 de junho no Brasil, tem outra data comemorada em outros países. O dia 14 de fevereiro é o Dia de São Valentim, que em outros países é comemorado com a tradição de entregar presentes e cartões para pessoas queridas, mesmo não tendo uma relação de namoro.
DICAS DE FILMES ROMÂNTICOS
Apesar da data não ser comemorada no Brasil, o Tudo EP separou alguns filmes românticos para celebrar a data. Confira:
1 – 10 Coisas que Odeio em Você
No primeiro dia da nova escola, Cameron se apaixona instantaneamente por Bianca, a linda garota dos seus sonhos, mas ela está proibida de namorar até que sua irmã mais velha, mal-humorada e insuportável Kat namore também.
2- Orgulho e Preconceito
Orgulho e Preconceito é uma ótima opção de filme romântico. No conto de Jane Austen do século XIX, a Sra. Bennet espera casar as suas filhas com homens ricos, incluindo o recém-chegado Sr. Darcy. Mas no final, quem venceu foi o amor.
3 Simplesmente Acontece
Alex e Rosie são amigos inseparáveis que cresceram juntos em Londres, compartilhando entre si suas melhores experiências. Tudo muda quando Alex ganha uma bolsa de estudos e passa a morar nos EUA. Separados, seus caminhos agora são outros. Mas, nos tempos de hoje, é impossível não se conectar. E, em se tratando de amor, o difícil é fazer as escolhas certas.
4 – Amor com Data Marcada
Fartos de estarem solteiros nas épocas festivas, dois desconhecidos concordam em ser o “feripar” um do outro, mas acabam desenvolvendo sentimentos inesperados.
5 – Na Tua Casa ou na Minha?
Debbie e Peter, dois melhores amigos totalmente diferentes, trocam de casa por uma semana e têm um vislumbre das vidas um do outro, o que pode abrir a porta ao amor.
LEIA MAIS:
Rita Lee tem foto divulgada após a cura de câncer; confira
Ana Maria chora com fala de Paola Carosella: Estou apaixonada por você
ORIGEM
Há diversas versões para a origem da data de São Valentim, a mais contada é a história do santo católico. Valentim era um padre que atuava em Roma no século III e foi condenado à pena de morte.
Na época, o imperador de Roma, Cláudio II baniu o casamento acreditando que o matrimônio acabava transformando os homens em soldados ruins.
Porém, Valentim, como membro da igreja, acreditava, fielmente, que o casamento era um dos planos de Deus para o homem e, por isso, começou a celebrar os casamentos em segredo.
Quando o imperador descobriu o que estava acontecendo, prendeu Valentim e o sentenciou à morte. Acontece que Valentim se apaixonou pela filha do carcereiro e, no dia de sua morte, enviou uma carta para a amada dizendo o quanto a amava. Foi daí que se originou o hábito de mandar cartões no Dia de São Valentim.
Outra versão da origem da data nos leva a tempos mais antigos, no século IV a.C, no Império Romano, na época, no dia 14 de fevereiro, era celebrado o festival da Lupercália, em comemoração à fertilidade e à chegada da primavera. Durante a Lupercália, os rapazes sorteavam o nome da moça que seria sua companheira durante o festival e nas demais festas ao longo do ano. Muitos desses pares acabavam se apaixonando e, depois, se casando.
VEJA TAMBÉM:
Novo filme do Homem-Formiga coloca o herói em outro patamar