Neste domingo (17) é comemorado o Dia do Emoji. Hoje em dia dificilmente uma conversa por mensagem de texto não vem acompanhada de símbolos.
Parte essencial da comunicação contemporânea, poucos sabem de onde surgiu os emojis, a ideia de transmitir emoções através de desenhos, o que deixou ainda mais divertida a nossa comunicação.
QUANDO FOI CRIADO?
Segundo o jornalista Daniel Hånberg Alonso, os primeiros emojis foram lançados em 1997, mais precisamente no dia 1º de novembro. Com o nome de U+1F4A9 PILE OF POO, o pacote foi desenvolvido pela empresa SoftBank, na época conhecida como J-Phone, para o modelo de celular SkyWalker DP-211SW. Eram 90 imagens preto e branco que deixavam as conversas online mais informais.
Muitos especialistas, contudo, só consideram que os primeiros emojis foram criados em 1999, pelo designer japonês Shigetaka Kurita, que, na época, trabalhava em uma famosa empresa de telefonia móvel a NTT DoComo.
ORIGEM DO NOME
Emoji é uma palavra japonesa, formada por “e” (imagem) e “moji” (personagem). Virou febre entre os japoneses.
COMO VIROU FEBRE?
A criadora do iPhone, a americana Apple, é a grande responsável pela febre dos emojis. Ao lançar o primeiro iPhone, no Japão, não foi muito bem aceito por conta dos emojis não estarem no aparelho. A empresa, buscando crescer no mercado japonês, atualizou o sistema para que os emojis pudessem ser adicionados ao aparelho.
Mas apenas no iOS 4 que ficou disponível para todos os usuários.
QUAIS SÃO OS EMOJIS MAIS USADOS?
A Unicode divulgou um estudo na qual mostrou quais eram os emojis mais utilizados pelos usuários em 2021. O emoji mais presente em mensagens de texto foi o rostinho chorando de rir (), usado por 5% dos usuários da Internet. Ele é acompanhado do coração vermelho (), seguido do rosto rolando no chão de tanto rir ().
E você, qual emoji mais usa em suas conversas e nas redes sociais?