13 de dezembro de 2024
- Publicidade -
Viu essa?

Dia do Pão de Queijo: Você sabe a origem dele?

Queridinho dos brasileiros, o pão de queijo conquistou apreciadores em diversos lugares no mundo como Japão, Itália, Estados Unidos, entre outros

 

 

O pão de queijo todo mundo gosta! Ele cai bem tanto no café da manhã como o tarde, além em outros momentos do dia. Nesta quarta-feira (17) é comemorado o Dia do Pao de Queijo, mas você qual a sua origem? 

Apesar de ser incerta a origem, a história do pão de queijo é que ele teria sido criado em Minas, no século XVIII, quando farinha de trigo disponível era de péssima qualidade e usavam o polvilho trazido pelos portugueses. 

Eram adicionadas restos de queijo que haviam endurecido, ovos e leite. A massa enrolada e assada daria início à história do pão de queijo.
Mas a outra versão da origem, diz que foi no período da escravidão, quando a mistura de ovos e leite, herdada dos portugueses, foi associada à mandioca, base da alimentação indígena. O queijo foi adicionado para agregar sabor à massa.  

 

VEJA TAMBÉM 
Sandy lança novo projeto e anuncia parceria com artistas; confira
 

A$AP Rocky é acusado de agressão e porte de arma em suposto tiroteio nos EUA 

- Publicidade -

POPULARIZAÇÃO 

A popularização do pãozinho só ocorreu a partir de 1950 e, na década de 60, a mineira Arthêmia Chaves Carneiro disseminou a receita e começou a vender o pão de queijo no estado. 

QUAL ESTADO MAIS CONSOME?
 

Apesar do pão de queijo ser um produto típico mineiro, uma pesquisa realizada pela EDC de São Paulo apontou que os maiores consumidores de pão de queijo são do estado de São Paulo, seguido pelo Rio de Janeiro. 

NO MUNDO 

Além de ser um queridinho nas mesas, padarias de todo Brasil, o pão de queijo é encontrado em mais de 50 países para onde é exportado, entre eles Portugal, Itália, Japão e Estados Unidos.  

LEIA MAIS 
Contrafilé de búfalo: aprenda o melhor preparo dessa carne exótica

Compartilhe:
- Publicidade -
plugins premium WordPress