Neste domingo (10), o apresentador Fausto Silva, o Faustão, recebeu alta do Hospital Israelita Albert Einstein. Ele havia sido internado e foi submetido a um transplante de coração no dia 27 de agosto.
Segundo um boletim médico divulgado, o apresentador “seguirá sob as orientações médicas e nutricionais necessárias para a reabilitação após o transplante cardíaco”. Faustão passou 36 dias no ambiente médico e, a partir deste domingo, ele passará por processo de reabilitação em sua casa, na capital de São Paulo.
No instagram, o comunicador divulgou um vídeo. “Alô galera, já saí do hospital, estou em casa, agora iniciando uma nova fase. Mas antes, de novo, agradecimento eterno a cada um de vocês, que rezaram, fizeram mensagens de solidariedade e de apoio, e tudo isso me ajudou muito nessa luta pela vida. [Quero] Agradecer à família do doador, que eu não tenho palavras, mas vou rezar por eles o resto da minha vida”, disse.
De acordo com o Faustão, a inspiração do transplante foi o de Anne-Marie Garnero, de 14 anos. “Ela ficou seis meses esperando, eu tive mais sorte com a questão do meu tipo de sangue. Ela já foi transplantada, em janeiro do ano passado, e hoje está muito bem, com uma vitalidade incrível”.
Confira o depoimento completo abaixo:
LEIA TAMBÉM
Caso Faustão: apresentador não furou fila no SUS
Médico que operou Faustão diz comoção fez bem ao debate sobre transplantes
PRIMEIRA FALA PÓS-CIRURGIA
No dia 31 de agosto, Faustão utilizou suas redes sociais para tranquilizar os fãs e amigos e aproveitou o momento para agradecer a família do doador de órgão. Pela primeira vez desde o procedimento, o apresentador compartilhou que sua recuperação tem sido surpreendentemente tranquila.
Durante o vídeo, Faustão expressou sua gratidão pelas mensagens carinhosas e pelas energias positivas que tem recebido, e destacou que em apenas três dias após a cirurgia, já está andando normalmente.
O momento também foi marcado por seu reconhecimento à família do doador, um homem de 35 anos, que o apresentador descreveu como um atleta, surfista e jogador de futebol. Em um tom emocionado, Faustão estendeu seus agradecimentos ao pai do doador, José Pereira da Silva, assim como ao irmão Wellington e à viúva, Jaqueline.
Em meio à emoção, Faustão não poupou palavras ao expressar sua gratidão ao pai de Fábio, o doador. Ele enfatizou a generosidade desse ato que literalmente lhe deu uma nova chance de vida. Comovido, o apresentador compartilhou: “Eternamente grato ao José Pereira da Silva. Um homem simples. Eu fico emocionado, porque ele deixou que eu vivesse de novo.”
FAUSTÃO FUROU A FILA?
Após Fausto Silva ter sido submetido a uma cirurgia de transplante em 27 de agosto, um debate acalorado surgiu na internet a respeito da possibilidade do apresentador ter furado a fila do SUS (Sistema Único de Saúde). Mas, a resposta é não, Faustão não cometeu qualquer fraude. De acordo com o Ministério da Saúde, ele foi priorizado na fila de espera em razão de seu estado grave.
“Neste domingo (27), mais um paciente na capital paulista foi contemplado com um transplante cardíaco, neste caso, também priorizado na fila de espera em razão de seu estado muito grave de saúde – o apresentador Fausto Silva. Ele recebeu um coração após constatada a compatibilidade necessária para o procedimento, assim como os outros sete transplantados”, informou a pasta em comunicado.
Segundo a equipe médica responsável por Fausto Silva, a oferta do órgão foi recebida na madrugada do domingo.
“A seleção gerada para a oferta do coração deste receptor, através do sistema informatizado de gerenciamento do sistema estadual de transplantes, trouxe 12 pacientes que atendiam aos requisitos. Destes, quatro estavam priorizados, sendo que o paciente ocupava a segunda posição nesta seleção”, informou a Central de Transplantes do Estado de São Paulo.
LEIA MAIS
Terremoto no Marrocos: Brasil se solidariza com vítimas