14 de dezembro de 2024
- Publicidade -
Viu essa?

Filme da Barbie: por que o Ken parou de ser produzido?

Polêmica envolvendo o famoso namorado da boneca foi abordada no filme dirigido por Greta Gerwig, lançado nesta quinta-feira (20)

O Ken, famoso namorado da Barbie, foi criado em 1993 pela Mattel. Mas a tentativa de popularizar o companheiro da boneca não deu muito certo, e é inclusive abordada no filme de Greta Gerwig, que chegou aos cinemas brasileiros nesta quinta-feira (20).

Diferente da Barbie, o Ken nunca conseguiu conquistar tanta atenção do público. A tentativa de remodelar o boneco fez com que surgisse uma versão em que ele usava um look mais “ousado”, com brinco e um grande anel prateado em volta do pescoço. Apelidado de “Earring Magic Ken”, ele teve como referência as ideias do público infantil, que considerava “descolado” o que assistiam na então recente emissora MTV. 

 

 

LEIA TAMBÉM 

Veja como criar seu pôster personalizado da Barbie 

“Barbie”: confira 33 filmes que inspiraram o longa da boneca
 

- Publicidade -


Mas essa nova identidade não foi muito bem interpretada pela sociedade da época em geral, que viu no novo boneco uma incorporação de estereótipos gays. De acordo com uma coluna do escritor e jornalista Dan Savage, publicada em 1993, o anel do Ken era na verdade um “cock ring”, item de sex shop que era símbolo da moda na comunidade queer dos anos 80 e 90. Assim como o boneco, muitas pessoas o usavam ao redor do pescoço. 

A sugestão do acessório não veio das crianças entrevistadas, e sim provavelmente deve ter sido uma interpretação fora de contexto sobre a tendência por aqueles que projetaram o brinquedo. Em resposta, a Mattel negou que o boneco tivesse qualquer relação com a homossexualidade.

Insatisfeita com essa associação, a empresa decidiu parar de produzir o Ken. Mas, com a história já disseminada, o modelo do boneco acabou se tornando um dos mais vendidos de todos os tempos.
 

- Publicidade -

 

LEIA MAIS 

Entenda por que Eduardo Leite entrou no MP contra Jean Wyllys

Compartilhe:
Vitória Silva
Repórter no ACidade ON Campinas. Formada em Jornalismo pela Unesp, tem passagem pelos portais Tudo EP e DCI, experiência em gravação e edição de vídeos, produção sonora e redação de textos, com maior afinidade com temas que envolvem cultura e comportamento.
- Publicidade -
plugins premium WordPress