A partir desta terça-feira (14), o Instagram deixará de permitir o uso de filtros criados por terceiros nos stories. Isso significa que os criadores de conteúdo só poderão usar os filtros disponíveis e criados diretamente na plataforma.
Com essa mudança, mais de dois milhões de filtros desenvolvidos por terceiros serão desativados, incluindo aqueles usados para efeitos de beleza e campanhas publicitárias criados por marcas.
LEIA MAIS
Juliano vai ser preso em ‘Garota do Momento’?
O que muda com o fim dos filtros no Instagram?
Muitos criadores de conteúdo poderão precisar buscar outras opções, com o fim dos filtros criados por terceiros dentro do Instagram. Embora a rede social já ofereça filtros criados por eles mesmo, alguns deles não podem atender completamente às demandas de todos os usuários.
A empresa promete ampliar a variedade e a qualidade dos filtros disponíveis, mas a decisão acaba limitando as opções, impactando criadores e marcas que utilizavam filtros personalizados como meio de fazer propaganda.
Por que os filtros do Instagram sumiram?
De acordo com o Instagram, a decisão tem como objetivo melhorar a experiência dos usuários e reforçar as funcionalidades próprias da rede social.
A alteração acontece por conta do encerramento da plataforma Meta Spark, que permitia a desenvolvedores independentes criar e publicar efeitos disponíveis para o público. De acordo com a Meta, essa ferramenta reunia cerca de 600 mil criadores distribuídos em 190 países.
LEIA TAMBÉM
Quais as acusações contra Neil Gaiman?
O que Tuca Andrada falou sobre Gisele Bündchen?