O humorista Léo Lins se pronunciou nas redes sociais, na tarde desta quinta-feira (5), após ser condenado a oito anos e três meses de prisão em regime fechado. No vídeo, ele criticou a decisão da 3ª Vara Criminal Federal de São Paulo e agradeceu o apoio de colegas que saíram em sua defesa.
LEIA MAIS
Quem é a prefeita de Marituba?
Léo Lins é réu primário?
No texto da sentença, que condenou Léo Lins, não há a informação se ele era réu primário ou não, mas a condenação foi cumulativa, já que ele, na interpretação da juíza, o humorista cometeu diversos crimes. A denúncia do Ministério Público, que foi acatada pela Justiça, apontava trechos de um show publicado em seu canal no YouTube com piadas de teor racista, homofóbico, xenofóbico e ofensivo a evangélicos, judeus e pessoas soropositivas.
O material postado inclui piadas que usam referências de grandes tragédias brasileiras como o incêndio na Boate Kiss, em 2013.
O vídeo foi publicado em 2022 e, no ano seguinte, retirado do ar por decisão judicial. Na época, o conteúdo já havia ultrapassado três milhões de visualizações.
Na sentença, a Justiça destacou que, mesmo em tom de humor, o compartilhamento desse tipo de material na internet tem o poder de impactar negativamente muitas pessoas.
“Durante o show, o réu reconheceu o teor preconceituoso de suas piadas, demonstrou indiferença à reação das vítimas e afirmou estar ciente de que poderia enfrentar consequências judiciais”, afirma.
Além da prisão, o comediante terá que pagar uma multa de R$ 1, 4 milhão, junto a uma indenização por danos morais coletivos no valor de R$ 303,6 mil.
LEIA TAMBÉM
Qual BK tem a promoção ‘Corno Drive-Thru’?
Laços de Família, 25 anos: como está o elenco hoje?