23 de junho de 2025
- Publicidade -
Viu essa?

O que vai mudar nas redes sociais?

Mark Zuckerberg, CEO da Meta, surpreendeu ao anunciar novas regras para as redes sociais e deixa dúvida sobre fake news

Mark Zuckerberg faz comunicado importante sobre as redes sociais (Foto: Reprodução/Instagram)
Mark Zuckerberg faz comunicado importante sobre as redes sociais (Foto: Reprodução/Instagram)
- Publicidade -

Mark Zuckerberg comunicou nesta terça-feira (7) mudanças para as redes sociais, por meio de um vídeo publicado na internet. O responsável pelo Facebook e Instagram anunciou que substituirá o sistema de checagem de fatos por terceiros por um modelo de notas da comunidade, semelhante ao utilizado no X, ex-Twitter.

De acordo com a empresa, essa alteração tem como objetivo incentivar a liberdade de expressão e diminuir a restrição de conteúdos considerados legítimos.

LEIA MAIS

Quem é o filho do capitão Macario em Cabocla?

O que vai mudar nas redes sociais?

A Meta substituirá as agências profissionais de checagem por um sistema baseado em notas da comunidade. Nesse formato, os próprios usuários poderão fornecer explicações, incluindo links e imagens, que serão avaliadas por outros usuários. Atualmente, o X já utiliza um modelo semelhante na hora da checagem de informações.

A implementação da medida começará nos Estados Unidos e, depois, deverá ser expandida para outros países.

O que é serviços de checagem nas redes sociais?

Os serviços de checagem nas redes sociais são organizações que se dedicam a verificar a veracidade de informações e notícias. Além disso, redes como Instagram e Facebook possuem sistemas que permitem que os usuários contribuam na plataforma, assim podendo oferecer explicações, votações e feedbacks feitos por outros membros da comunidade.

Vai ter mais fake news nas redes sociais?

Especialistas e ativistas expressam preocupação com os possíveis riscos dessa nova estratégia. A ausência de um sistema de verificação de fatos pode abrir caminho para a propagação de notícias falsas, teorias da conspiração e discursos de ódio, que poderão ser postados por anônimos que utilizam a plataforma.

- Publicidade -

Além disso, ao transferir a segurança do conteúdo para os próprios usuários, o processo pode se tornar mais vulnerável às manipulações.

Mark Zuckerberg apoia o Trump?

Zuckerberg declarou que colaborará com o presidente eleito, Donald Trump, para “impedir que governos ao redor do mundo persigam empresas americanas e imponham censura”

LEIA TAMBÉM

Quando sai a lista de participantes do BBB 25?

- Publicidade -

Quantos filmes tem a Babá McPhee?

Compartilhe:
Rafaela Senatore, com supervisão da redação
Graduanda em Jornalismo pela Puc-Campinas. Adentrou no Grupo EP em 2024 e atua nos conteúdos digitais, enfaticamente com a parte textual, dentro do Tudo EP e a Cidade On.

Recomendado por Taboola

- Publicidade -
plugins premium WordPress