As imagens da câmera de segurança do interior do navio humanitário Madleen, que vieram a público nesta segunda-feira (9), mostram o momento em que a tripulação é detida pelas autoridades de Israel. Dentre as pessoas a bordo, estava o brasileiro Thiago Ávila, cujo vídeo gravado antes da captura, começou a circular na internet.
Os tripulantes tentavam chegar à Gaza com ajuda, mas foram capturados e a embarcação foi levada para Israel. Afinal, qual será o destino de Thiago e seus companheiros? Entenda:
O que aconteceu com Thiago Ávila?
Thiago Ávila estava a bordo do Madleen e foi detido pelas autoridades israelenses. O Ministério das Relações Exteriores de Israel garantiu, em comunicado, que o barco “está navegando com segurança em direção às costas de Israel”. Está previsto, segundo eles, que os passageiros retornem aos seus países.
Por outro lado, a esposa de Ávila gravou um vídeo dizendo que eles haviam perdido o contato após a interceptação. O que reforça o pedido de ajuda do próprio brasileiro em um vídeo gravado pela FFC (Freedom Flotilla Coalition): os governos de cada país podem ajudar ainda mais no processo de soltura desses ativistas pressionando as forças de Israel.
LEIA MAIS
O que Lula falou sobre Trump e a COP30?
Até quando vai novo prazo de inscrição do Enem?
Quem foi detido por Israel em navio humanitário?
A interceptação do navio humanitário Madleen resultou na detenção de 12 pessoas no total. O nome de algumas delas tem se destacado nas redes sociais devido a suas atuações no cenário internacional, saiba quem são elas clicando aqui.
LEIA TAMBÉM