A figura de Francisco de Assis Pereira voltou a repercutir na sociedade, após o lançamento do filme “Maníaco do Parque” no Prime Video. Ainda que tenha sido condenado a quase 285 anos de prisão, o criminoso pode ser libertado em 2028, uma vez que terá cumprido o tempo máximo de encarceramento permitido pela lei na época em que foi julgado. Confira a opinião do promotor que acusou o Maníaco do Parque sobre o assunto:
O que disse o promotor que prendeu o Maníaco do Parque?
Em entrevista ao O Globo, Edilson Mougenot Bonfim, ex-promotor que acusou Francisco de Assis no Tribunal do Júri, afirmou que o Maníaco do Parque voltará a cometer os mesmos crimes que o levaram à prisão.
“A liberdade dele representa um enorme risco. Tanto faz se ele sairá com ou sem progressão de regime. Ele será um perigo para a sociedade em qualquer circunstância”,
disse Bonfim.
O ex-promotor se baseia nas avaliações sobre a psicopatia do criminoso. “Estamos falando de um serial kil*er com transtorno de personalidade antissocial, o nome moderno para a antiga psicopatia. Não há remédio, tratamento ou cirurgia. Ele é imutável”, disse.
Bonfim ainda descartou a possibilidade de ressocialização para Francisco. “Na penitenciária, está confinado com homens”, falou. “No entanto, assim que sair, ele inevitavelmente terá contato com mulheres, o que pode reativar sua personalidade hom*cida. Repito: ele não está curado nem redimido.”
LEIA TAMBÉM
Por que Jéssica Freitas foi expulsa de academia?
‘O quarto ao lado’ é baseado em qual livro?
Como está Francisco de Assis hoje?
Na prisão, Francisco de Assis passa a maior parte do tempo isolado, dedicando algumas horas do dia ao bordado de tapetes, toalhas de tricô e crochê. Além disso, segundo funcionários do presídio, ele também costuma andar com uma bíblia e frequentar cultos evangélicos.
Ainda que Assis tenha sido condenado a 280 anos de prisão, a lei brasileira estabelece que o tempo máximo de cumprimento de pena no país é de 30 anos. Entretanto, para ter direito a liberdade, Francisco terá que ser submetido a uma série de testes psicológicos.
LEIA MAIS
Quem é a mulher encontrada no forno do Walmart?