Alopecia é uma condição autoimune associada a ausência, queda transitória ou definitiva dos fios de cabelo ou de pelos do corpo. Ela pode afetar homens e mulheres e existem diferentes causas para a doença.
A doença autoimune ganhou destaque após o Oscar 2022 realizado ontem, quando o ator Chris Rock que estava apresentando a categoria documentário e acabou fazendo uma brincadeira envolvendo Jada Smith, esposa de Will Smith, na qual ele associava a falta de cabelo da atriz ao filme GI Jane, com Demi Moore. (leia mais aqui).
CONHEÇA AS PRINCIPAIS CAUSAS
-Genética;
-Inflamatória;
-Relacionadas ao estresse;
-Infecciosas;
-Uso de medicamentos e
-Doenças da tireoide.
TIPOS DE ALOPECIA
De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) existem alguns tipos de alopecia, porém os mais conhecidos são:
Androgenética: Comum nos homens, mais conhecida como calvície. Esta relacionada a perda de cabelos geneticamente determinada.
Apesar de ser mais comum em homens, as mulheres também são afetadas, e este se torna mais aparente a partir dos 40 ou 50 anos de idade.
A alopecia androgenética se desenvolve desde a adolescência, quando os estímulos hormonais do corpo ocorrem, em cada ciclo capilar, o fio vem cada vez mais finos, e assim progressivamente diminuindo.
Areata: Condição em que o sistema imunológico reconhece o folículo piloso e acaba atacando ele. Este gera a perda de cabelo em regiões especificas do corpo e está relacionado com situações de estresse e/ou condições neuropsiquiátricas, quadros infeciosos, e pode ser considerado o mais grave dos dois tipos.
A doença inflamatória varia de acordo com cada pessoa. A perda capilar pode ser maior ou menor dependendo do indivíduo.
LEIA TAMBÉM
Will Smith dá tapa em Chris Rock ao vivo no Oscar; entenda
Oscar 2022: Confira os vencedores da maior premiação do cinema
PRINCIPAIS SINTOMAS
Apesar dela não ser clinicamente grave, merece atenção psicológica e clínica. Se caso exista a percepção da queda brusca de cabelos, ou seja, mais de 100 fios por dia, com áreas arredondadas, únicas ou múltiplas, pode ser um indicador da doença.
TRATAMENTO
Por ser uma doença autoimune não há um tratamento definitivo para a condição areata, porém existem formas de conter a queda dos fios.
Para o tratamento da alopecia androgenética pode ser realizado com produtos que estimulam o crescimento dos fios, o minoxidil e bloqueadores hormonais com intuito de interromper o processo de afinamento e recuperação dos cabelos são os indicados.
Por outro lado, para a alopecia Areata existe cura, pode ser realizado com minoxidil, corticoides e antralina. Já para tratamentos mais agressivos geralmente é utilizado sensibilizantes (difenciprona) ou metotrexate.
Para aqueles que sofrem desta condição é recomendado a busca de um dermatologista para entender aos motivos do surgimento da doença.
CASO JADA SMITH
A atriz Jada Smith usa os cabelos raspados desde julho de 2021. No fim do mesmo ano, a atriz compartilhou um vídeo em seu Instagram contando que tinha o diagnóstico de alopecia.
Ao público, em tom de brincadeira, Jada contou que o corte ajuda a esconder os sintomas ocasionados pela doença. “Vou colocar umas joias e transformar em uma coroa”.
“Cheguei ao ponto em que só posso rir. Vocês sabem que eu tenho lidado com a alopecia e, do nada, apareceu essa falha aqui. Ela veio do nada e vai ser mais difícil de esconder. Então achei melhor mostrar para todos, para não surgirem dúvidas”, afirmou a atriz.