Durante a venda de ingressos para os shows de Taylor Swift em São Paulo e no Rio de Janeiro, que ocorreu nesta segunda-feira (12), a presença de cambistas gerou ansiedade, preocupação e até mesmo a intervenção da polícia. O caos instaurou-se nas bilheterias, onde ocorreram tentativas de venda por parte desses revendedores ilegais.
A atuação dos cambistas, embora seja um crime, é muito comum durante as vendas de ingressos para shows, especialmente quando há uma alta demanda e uma disputa acirrada pelos ingressos.
O QUE É UM CAMBISTA DE SHOW?
O cambista é uma pessoa que negocia ingressos, geralmente cobrando valores superiores aos da bilheteria oficial. Essa prática ocorre quando os ingressos se esgotam rapidamente, levando os fãs a comprá-los de “vendedores” de rua. O termo informal “cambismo” é utilizado para se referir ao crime cometido pelos cambistas.
Vale ressaltar que fornecer, desviar ou facilitar a distribuição de ingressos para venda por preço superior ao estampado no bilhete é considerado crime, conforme estabelecido pela Lei nº 12.299 de 2010, e pode resultar em pena de reclusão de dois a quatro anos, além de multa, de acordo com o TJDFT (Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios).
Em São Paulo, na noite de domingo (11), muitos fãs tiveram que enfrentar situações desagradáveis. Cambistas trocaram ofensas e xingamentos com as pessoas na fila, havendo relatos de ameaças aos fãs com barras de ferro. Diante desse cenário, a polícia foi acionada e chegou aos arredores do Allianz Parque para investigar a situação.
Assista aos vídeos:
Os cambistas acabam de INVADIR a fila, roubando os lugares dos swifities.pic.twitter.com/uLpScof45N
Update Swift Brasil (@updateswiftbr) June 12, 2023
. @EstNiltonSantos Não é a primeira vez que cambistas estão indo pra cima de fãs. Duas mulheres já foram agredidas na fila. Por favor, façam alguma coisa! Não sejam coniventes com a situação.
Update Swift Brasil (@updateswiftbr) June 11, 2023
INGRESSOS ESGOTADOS E SHOWS EXTRAS
A venda geral dos ingressos para os três shows da cantora no Brasil, foram esgostados com menos de 20 minutos, com mais de dois milhões de acessos no site. Para atender a alta demanda do público, a cantora anunciou mais duas datas.
Agora, no Rio de Janeiro, um novo show no dia 19 de novembro e em São Paulo, terá um novo show no dia 24 de novembro.