O Dia Internacional da Luta Contra a LGBTfobia é celebrado no dia 17 de maio. A data surgiu em 1990, quando a OMS (Organização Mundial da Saúde) retirou a homossexualidade do CID (Classificação Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde), possibilitando o avanço na luta pelos direitos dessa população.
O objetivo da data é promover ações de combate ao preconceito contra as pessoas da comunidade LGBTQIA+, além de conscientizar sobre o respeito às diferentes orientações sexuais e identidades de gênero. Recentemente, a sigla ganhou novas letras, passando a ser LGBTQIAPN+, para incluir mais grupos.
SIGNIFICADO DA SIGLA LGBTQIAPN+
L = Lésbicas
São mulheres que sentem atração afetiva/sexual pelo mesmo gênero, ou seja, outras mulheres.
G = Gays
São homens que sentem atração afetiva/sexual pelo mesmo gênero, ou seja, outros homens.
B = Bissexuais
Homens e mulheres que sentem atração afetivo/sexual pelos gêneros masculino e feminino.
T = Transgênero
A letra T não se refere a uma orientação sexual, mas sim à identidade de gênero, que se refere à experiência de uma pessoa com sua própria identidade, que é diferente do sexo que lhes foi designado no momento de seu nascimento.
LEIA MAIS
Rodrigo Simas afirma que expor sua bissexualidade fez bem
Veja o que Lexa revelou em entrevista sobre MC Guimê
Q = Queer
O termo é usado para representar as pessoas que não se identificam com padrões impostos pela sociedade e transitam entre os gêneros.
I = Intersexo
A pessoa intersexo está entre o feminino e o masculino; As combinações biológicas e o desenvolvimento corporal (cromossomos, genitais, hormônios, etc) não se enquadram na norma binária (masculino ou feminino).
A = Assexual
Assexuais não sentem atração sexual por outras pessoas, independente do gênero. Existem diferentes níveis de assexualidade e é comum essas pessoas não verem as relações sexuais como prioridade.
P = Panssexuais
Quem se se relaciona com quaisquer gêneros ou orientações sexuais.
N = Não-binário
Sem gênero.
O símbolo de + (mais) no final da sigla aparece para incluir outras identidades de gênero e orientações sexuais.
VEJA TAMBÉM
Mel Maia e MC Daniel vão à loucura com presença de Galvão Bueno no Maracanã