25 de janeiro de 2025
- Publicidade -
Viu essa?

Por onde anda Luiz Caldas?

Luiz Caldas ficou famoso na década de 1980 como o "pai do Axé"; saiba como está o musico que gravou "Tieta"

Luiz Caldas em participação no "Domingão do Faustão" (Foto: Reprodução)
Luiz Caldas em participação no "Domingão do Faustão" (Foto: Reprodução)

Com a volta da novela “Tieta” à TV, no “Vale a Pena Ver de Novo” (EPTV/TV Globo), o nome de Luiz Caldas voltou a ser destaque nas redes sociais. É ele que embala o sucesso de abertura da trama estrelada por Betty Faria. Aliás, um dos pontos altos da atração é a trilha sonora. Saiba como está o músico 35 anos depois de gravar a música que leva o nome da novela.

Por onde anda Luiz Caldas?

Morando em Salvador, Luiz Caldas ainda faz shows pelo Brasil e é ativo nas redes sociais. Com a volta de “Tieta” à TV, ele compartilhou um vídeo com o tema de abertura da novela. Confira:

Em 2021, o músico foi indicado ao Grammy Latino com o disco “Sambadeiras”, que concorreu na categoria de “melhor álbum de música de raiz em língua portuguesa. A obra é dedicada ao samba de roda. No ano seguinte, Luiz Caldas foi indicado novamente, na mesma categoria, pelo disco de forró “Remelexo Bom”. 

Quem canta a música da abertura de ‘Tieta’?

A música “Tieta”, que embala a abertura da novela de mesmo nome, foi gravada por Luiz Caldas, que era considerado o “pai do axé” em 1980. Com 61 anos de idade, ele segue ativo na profissão.

Nascido em Feira de Santana (BA), Luiz Caldas é cantor, compositor e produtor musical. Na infância, fazia apresentações com bandas de crianças. Em 1985, ele lançou “Fricote”, o grande hit de sua carreira, que mistura diversos gêneros musicais, como pop, reggae, frevo e samba. O resultado dessa mistura é o que conhecemos hoje como axé.

Apesar de criado mais de mil músicas, “Tieta” não é dele. A letra foi escrita por José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni, que ocupou a vice-presidência de operações da TV Globo durante as décadas de 1980 e 90. A melodia é assinada por Paulo Debétio.

Em participação no “Conversa com Bial”, em 2017, Caldas falou que a música foi gravada por diversos artistas, mas a versão dele foi a escolhida: “A música não ia entrar no meu disco, que já estava pronto. O Paulo Debétio era um grande amigo da gravadora e perguntou se eu não podia gravar essa canção”, disse na oportunidade.

LEIA MAIS

- Publicidade -

Quantos anos tinha Herson Capri em ‘Tieta’?

Compartilhe:
Marcos André Andrade
Marcos André Andrade é formado em jornalismo pela Unesp e pós-graduado em Gestão da Comunicação em Mídias Digitais pelo Senac. No Grupo EP desde 2022, é editor do Tudo EP e foi repórter do acidade on Campinas. Tem passagens pela Band Campinas, Rádio Bandeirantes de Campinas e Rádio Band News de Campinas, onde desempenhou as funções de âncora, editor, produtor e repórter.
- Publicidade -
plugins premium WordPress