Com a chegada de agosto, muitas pessoas ao redor do mundo se questionam sobre o motivo pelo qual este mês é associado a eventos negativos e conhecido como o “mês do desgosto”. Embora a origem dessa crença popular seja incerta, algumas teorias e histórias folclóricas tentam explicar qual é a razão disso.
Histórias Folclóricas:
A crença de que agosto é um mês ruim surgiu em tempos antigos. Alguns acreditam que essa associação negativa tem origem no calendário romano, quando agosto foi batizado em homenagem ao imperador romano César Augusto (Augustus). Ele substituiu o mês chamado de Sextilis, e alguns supersticiosos afirmam que mudar o nome do mês trouxe má sorte.
Outra possível explicação tem raízes na cultura europeia medieval. O mês de agosto era associado a eventos de colheitas e pragas, que frequentemente resultavam em escassez de alimentos e, consequentemente, dificuldades.
LEIA TAMBÉM
Only Friends: trailer da série foi divulgado; assista
Saiba quais são os novos filmes afetados pela greve de Hollywood
Eventos Históricos:
Ao longo dos séculos, eventos históricos trágicos que ocorreram em agosto também contribuíram para a consolidação da crença no “Mês do Desgosto”. Desastres naturais, guerras e crises econômicas que ocorreram nesse período fortaleceram a ideia de que agosto é propenso a tragédias. Confira alguns desses eventos:
– Morte da Cleopátra – 69 a.C.
– Início da Primeira Guerra Mundial – 1914
– Lançamento da bomba atômica sobre Hiroshima – 1945
– Suicídio de Getúlio Vargas – 1954
– Morte de Elvis Presley – 1977
– Morte da Princesa Diana – 1997
– Furacão Katrina que devastou Nova Orleans – 2005
– Crise financeira e seu agravamento – 2008
LEIA MAIS