Antônio Carlos Bernardes Gomes, mais conhecido como Mussum, foi um grande comediante brasileiro. O nome artístico veio do muçum, uma espécie de peixe liso e escorregadio.
O apelido veio do também comediante Grande Otelo que teria dito que aquele nome comprido de batismo “não parecia de crioulo”.
A história do apelido é retratada no filme “Mussum – O Filmis”, que estreia nesta quinta (2), nos cinemas de todo o Brasil.
O ator Ailton Graça interpreta Mussum e, em entrevista ao “AdoroCinema”, contou como foi fazer esse papel tão icônico.
“Foi difícil, mas é um processo que já tem nove anos. Então, durante nove anos mergulhamos, tivemos uma imersão no processo de pesquisa, de ouvir pessoas, assistir documentários, ler e conversar com a direção e produção sobre como faríamos esta construção”, explicou.
LEIA TAMBÉM
Filme Mamonas Assassinas chama a atenção da web com semelhança de elenco
Matthew Perry: primeiros testes toxicológicos dão negativos
O FILME
Inspirado no livro no livro “Mussum uma história de Humor e Samba”, de Juliano Barreto, o roteiro é dividido em três etapas. A primeira mostra a infância pobre de Antonio Carlos Bernardes Gomes, quando ainda era Carlinhos (vivido por Thawan Lucas Bandeira) e vivia com sua mãe, Dona Malvina (Cacau Protásio). Ainda criança, ele já mostrava aptidão para a música, mas seu sonho era ser jogador de futebol, apesar da desaprovação da mãe.
A segunda parte mostra Carlinhos já adulto (Yuri Marçal), seguindo carreira na Aeronáutica, ao mesmo tempo em que começava a tocar na noite com o grupo “Os Originais do Samba”, escondido dos familiares. É nessa época que ele conhece sua primeira esposa, Nely (Jeniffer Dias) e começa a construir sua própria família.
Na terceira fase, Carlinhos é interpretado por Ailton Graça e ganha destaque com suas participações na TV. Em uma dessas atuações, conhece Grande Otelo (Nando Cunha) e ele acaba lhe dando o apelido que o tornaria conhecido: Mussum.